Caravana leva serviços gratuitos a moradores de comunidades do Baixo TocantinsA Caravana de Cidadania e Direitos Humanos, promovida pelo Governo do Pará, prossegue oferecendo serviços gratuitos à população. Nesta terça-feira (22), na região do Baixo Tocantins, a Sejudh levou as ações da Caravana aos moradores da comunidade do Parque Encantado, no município de Cametá. A emissão de carteira de identidade continua sendo o serviço mais procurado.
A aposentada Maria Eleutéria mostra o novo RGA professora aposentada Maria Eleutéria Gonçalves aproveitou a oportunidade e garantiu seu novo documento. Ela, que acabou de completar 80 anos, ressaltou a importância da ação promovida pela Sejudh. “Agora, com o meu RG que comprova que tenho 80 anos, fico mais aliviada e ciente dos meus direitos. Há quase dois anos que eu esperava a oportunidade de ter um novo RG, com todos os documentos praticamente em um só”, disse a aposentada.
De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Parque Encantado, Andrey Barbosa, a emissão de documentação garante cidadania. “Nossa população é muito carente, e muitas vezes tem dificuldade em conseguir uma documentação. Muitas pessoas que estão aqui vão utilizar esse documento novo para obter os auxílios do governo”, informou.Andrey Barbosa destacou a importância da documentação
Praticidade – Na nova carteira de identidade podem ser acrescentados o número do Documento Nacional de Identificação; a Identificação Social (NIS), do Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público; o número da carteira nacional de saúde; do título de eleitor; documento de identidade profissional expedido por órgão ou entidade legalmente autorizados; carteira de trabalho e previdência social; carteira nacional de habilitação; certificado militar; tipo sanguíneo e fator Rh; condições específicas de saúde, cuja divulgação possa contribuir para preservar a saúde ou salvar a vida do titular, além do nome social.
A Caravana de Cidadania e Direitos Humanos da Sejudh ainda vai passar pelas localidades de Itapocu, Cupijó, Contra-Maré, Matias, Porto Alegre e Igarapé-Preto, além da comunidade remanescente de quilombo do Araquemabaua, no município de Baião. A ação conta com o apoio da Polícia Civil, Defensoria Pública e Prefeitura de Cametá.