Populares que trafegavam pela ponte que atravessa o Rio Curuçá, localizada no KM 25 (antigo KM 12), na Rodovia Federal BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO), foram surpreendidos com o desabamento da estrutura na manhã desta quarta-feira (28). O trecho afetado fica no município de Careiro (a 88 quilômetros de Manaus) e informações preliminares apontam que carros faziam a travessia no momento em que a ponte desabou.
Segundo informações preliminares, há pelo menos três mortos. Dez feridos foram encaminhados para Hospital Deoclécio dos Santos, em Careiro Castanho, e cinco para o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. As informações são da Secretária de Estado de Saúde (SES-AM) e da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
Conforme populares, durante a noite apareceram alguns buracos na pista e as pessoas que trafegavam pelo local dormiram em seus veículos para esperar a solução do problema pela parte da manhã. “Na madrugada a ponte desabou com todo mundo em cima. Eles estavam dormindo na ponte desde a noite anterior por causa de alguns buracos que apareceram na pista. Iam ficar até de manhã para ver se o pessoal do trânsito solucionava o problema de manhã”, informou.
Por meio de live em suas redes sociais, o prefeito Nathan Macena Souza (REPUBLICANOS) declarou que entrou em contato com várias autoridades e que o Exército Brasileiro já está se deslocando para realizar uma operação que garantirá a trafegabilidade na área.
“É um dia triste hoje no Careiro. Vidas que foram perdidas, pessoas que vieram a óbito na ponte do 12 que desabou. Ficamos muito tristes e desejo meus sentimentos às famílias que perderam seus entes queridos. O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, vai colocar o exército brasileiro para fazer um trabalho ali na ponte e ajudar as pessoas que moram nas proximidades e dependem da BR-319. Estamos muito tristes pela fatalidade que houve”, declarou o prefeito.
Na última segunda-feira (26), começaram a circular imagens nas redes sociais de um afundamento da estrutura. Para evitar acidentes, veículos maiores não estavam passando pelo local.
Após a queda da ponte, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a área está totalmente interditada e ressaltou que as equipes do órgão, junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) se encontram no local. O Governo do Amazonas emitiu nota declarando que prestará apoio às vítimas do acidente e que equipes vão ao local com mergulhadores e ambulâncias para prestar os primeiros socorros.
Confira a nota na íntegra:
“O Governo do Amazonas informa que está prestando atendimento às vítimas do acidente, que ocorreu no início da manhã desta quarta-feira (28/09), na BR-319. Equipes da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Secretária de Estado de Saúde (SES-AM) estão se dirigindo ao local, com mergulhadores e ambulâncias de suporte avançado para os primeiros atendimentos.
O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Denit), responsável pelo local onde aconteceu o acidente, também já está atuando no local”
Veja imagens: