Polícias civil e militar recebem 24,7 mil suprimentos para segurança pública nesta tarde

Polícias civil e militar _suprimentossegurança pública
Fotos: Darlan Araújo/AmazôniaPress

A Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) recebeu novas armas, viaturas e equipamentos táticos às polícias Civil e Militar. A entrega dos materiais aconteceu, na tarde desta quarta-feira (4), na área externa da Arena da Amazônia, zona Centro-Oeste de Manaus. Na ocasião, o governador Wilson Lima disse, que parte dos materiais foram adquiridos durante as Olimpíadas e que os equipamentos servem para reforçar principalmente a linha fronteiriça do Estado, inibindo a entrada de entorpecentes no Estado.

“Todo esse material ajuda a dar mais condições para os nossos policiais das forças civil e militar, que estão nas ruas e, naturalmente nos dão a sensação de mais segurança. Essa resposta também é para o nosso interior ter mais segurança e poder trabalhar melhor estratégia também nas regiões de fronteira. Tudo isso faz parte das políticas e do alinhamento entre os governos federal e o governo do Estado”, frisou Wilson Lima.

Segurança Pública do Amazonas -AM

O governado do Amazonas disse ainda, que quando esteve em Tabatinga, no interior do Estado na fronteira com Letícia, na Colômbia, ele reuniu com as forças de segurança. Na ocasião, Wilson Lima disse que ficou preocupado com a vulnerabilidade daquela área e a falta de uma fiscalização mais ostensiva. No entanto, alinhou junto aos órgãos uma readequação no pelotão de fronteira, qualificação dos guardas municipais e o envio de armamento e de sete veículos, sendo cinco motocicletas. Tudo para intensificar e reforçar o trabalho da polícia. Outros municípios do Amazonas também receberão reforços.

Destinada ao fortalecimento das forças de segurança, a cerimônia de repasse dos mais de 24,7 mil itens. Dentre os veículos foram concedidas três viaturas modelo S10, trazidas de Brasília. Os armamentos incluem carabinas 5,56, fuzis 7,62, espingardas, pistolas e taser (arma de eletrochoque). Além disso, as polícias receberam ainda, espargidores (sprays de pimenta), granadas, lançadores e mais de 20 mil cartuchos de munições.

Outros itens binóculos, capacetes, escudos, joelheiras, mochilas, coturnos, bastões, GPS e terminais de dados portáteis. O material foi doado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e fazem parte do chamado ‘Extra Legado’ das Olimpíadas.

 

Para o secretário Louis Bonates, o material recebido é de suma importância para o Estado do Amazonas. “Isso representa mais segurança para todo o Amazonas. “É fundamental e representa economia para o nosso Estado. As estratégias do governo federal que de pronto nos forneceu esse material que dará como consequência, uma melhor estrutura para os nosso policiais que poderá ser revertida na segurança das famílias amazonenses”.

No último dia 21, o governador do Estado, Wilson Lima, entregou fuzis e miras holográficas adquiridas pela SSP-AM por meio de convênios com o Governo Federal e doações da Senasp. Segundo o chefe do executivo estadual, os equipamentos dão condições aos agentes para estar nas ruas combatendo a criminalidade.

Na ocasião, foram entregues 60 fuzis de calibre 5.56, que serão divididos entre a Companhia de Operações Especiais (COE), tropa especializada da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Força Especial de Resgate e Assalto (Fera), da Polícia Civil do Amazonas (PCAM). Também estavam no pacote um conjunto de materiais não letais utilizados em situações de tumultos violentos, como rebeliões: 3.681 cartuchos, 281 granadas, 97 sprays de pimenta, além de 46 escudos balísticos.

Participaram do evento também, o titular da Ssp-Am, cornel Louismar Bonates; o delegado-geral, Lázaro Ramos; o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Ayrton Norte; o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Rodrigo de Sá, além de alguns outros secretários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here