A Polícia Federal e o Exército, devem reforçar as buscas pelo indigenista Bruno Araújo Pereira, da Fundação Nacional do Índio (Funai), e o jornalista inglês Dom Phillips, os dois desapareceram no Vale do Javari, neste domingo (5).
Ainda na tarde desta segunda-feira (6), o Governador do Amazonas, Wilson Lima, solicitou o envio de reforço policial especializado para apoiar as buscas e as investigações.
Segundo nota divulgada pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Unijava), os profissionais desapareceram entre a Comunidade São Rafael e o município de Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros a oeste de Manaus), após sofrerem ameaças.
Ambos estavam com uma embarcação nova, com motor de 40 HP e 70 litros de gasolina, o suficiente para a viagem entre a comunidade ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte.
Segundo lideranças da Univaja, o objetivo da viagem era visitar uma equipe de Vigilância Indígena para que o jornalista entrevistasse alguns indígenas.
Pereira era alvo constante de ameaças pelo trabalho que vinha fazendo juntos aos indígenas contra invasores na região, pescadores, garimpeiros e madeireiros, sendo considerado um dos indigenistas mais experientes da Funai. Dom Phillips é um jornalista freelancer britânico que trabalha para o The Guardian e se mudou para o Brasil em 2007, com passagens por São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
*Parceria com o Portal Mix de Notícias