A Polícia Federal deflagra a “Operação Ganges”, na manhã desta quinta-feira (02/12), com o objetivo de desarticular organização criminosa que teria movimentado cerca de R$ 50 milhões nos últimos três proveniente do tráfico internacional de pessoas e imigração ilegal.
Durante a ação, estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, sendo quatro em Boa Vista (RR), um em Tabatinga (AM), dois em Manaus (AM), dois em Rio Branco (AC), três em São Paulo (SP) e três em São José do Rio Preto (SP).
As investigações se iniciaram após a prisão de um cidadão bengalês, suspeito de participar da organização criminosa, que promovia a migração ilegal de bengaleses e outros indivíduos do oriente médio em território nacional.
De acordo com as investigações, eram cobrados valores de até 20 mil dólares para trazer estrangeiros do oriente médio até o país, com a retenção de documentos pessoais, além de manterem as vítimas em cárcere privado quando não pagavam as taxas extras durante a viagem, além de estarem sendo privados de se alimentarem e de manter contato com o mundo exterior. Os estrangeiros eram obrigados a fazer uma falsa denúncia da perda dos documentos na Polícia Civil de Roraima.
O nome da operação é uma referência ao rio Ganges no oriente médio e local onde a organização atua.
Foto: Divulgação/ PF