A Polícia Civil, por meio da Superintendência da Região Metropolitana (2ª Região Integrada de Segurança Pública – Risp) e Seccional Urbana de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, deu cumprimento a mandados de prisão emitidos pela Justiça contra acusados pelos crimes de tráfico de drogas, roubo e homicídios. As prisões ocorreram no município de Marituba, entre a quarta-feira (23) e esta quinta-feira (24), e fizeram parte das ações de combate ao crime organizado na RMB.

Na quarta-feira, três homens foram presos em Marituba pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico. Com eles foram apreendidos aparelhos celulares e porções de substâncias ilícitas. Em Ananindeua, a Polícia Civil prendeu um homem autuado pela Lei Maria da Penha, por violência doméstica. Hoje (24), as equipes policiais cumpriram o mandado de prisão contra um homem condenado pelo crime de estupro. Policiais durante as ações de cumprimento dos mandados de prisão na RMB

Após todos os procedimentos cabíveis, os acusados foram encaminhados à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e estão à disposição do Poder Judiciário.

Redução – No período de 1º a 31 de janeiro deste ano, a Região Metropolitana de Belém registrou redução de 47% nos crimes violentos letais intencionais (CVLI), que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, apresentando o melhor índice de redução nos crimes violentos na linha histórica dos últimos dez anos. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac).

As operações integradas entre os órgãos de Segurança Pública repercutem nos números positivos analisados pela Siac. Somente durante a “Operação Cerberus”, deflagrada no início de janeiro pelas polícias Civil e Militar, para dar cumprimento a mandados de prisão por tráfico de drogas, roubo e homicídios em municípios como Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara do Pará, foram 24 pessoas presas, além de apreensão de armas e entorpecentes, contribuindo para a redução dos índices de criminalidade.

Fonte: Governo PA