Quando bate aquela dor de cabeça, sai do armário a caixa de remédios. Mas o que fazer quando a medicação já não está mais dentro do prazo de consumo? Muitos brasileiros se perguntam se pode tomar remédio vencido, se ele somente perde a eficácia ou se podem surgir efeitos colaterais indesejados.
Pode tomar remédio vencido?
A resposta simples para essa pergunta é: não.De fato, medicamentos fora do prazo de validade podem apresentar riscos variados à saúde. Depois do tempo estipulado para estar considerado próprio para consumo, o medicamento fica suscetível a decompor e/ou sofrer alterações na composição, explica profissional da área farmácia, Ana Davis.
Isso significa que, além de existir o risco de não ser eficaz para o tratamento, os remédios vencidos ainda podem ter substâncias tóxicas para os seres humanos. Eles podem, inclusive, terem algum tipo de reação com o material das embalagens.
Tudo isso depende do organismo de cada pessoa e, também, de quais são os medicamentos.
“Como brasileiros, temos muito a cultura de ser contra o desperdício, mas não dá para pensar dessa forma para produtos vencidos, principalmente os medicamentos, que além de poderem não fazer o efeito desejado, ainda podem gerar alguma intoxicação ou reação alérgica mais complicada”, completou Davis.
Portanto, é importante ressaltar que tomar remédio vencido pode significar em um tratamento ineficaz, criar resistência de antibióticos, por exemplo, e até mesmo causar intoxicação e reações alérgicas mais graves.
Como descartar remédios vencidos?
Se achar um remédio vencido em casa, é importante realizar o descarte correto. Jogar fora nos lixos comuns de casa podem causa contaminação. Por isso, a farmacêutica lembrar que descarte de medicamentos deve sempre ser feito em farmácias ou postos de saúde que possuem pontos de coleta.
O Tempo