A partir de  terça-feira (02), a Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror) disponibiliza gratuitamente, áudios e vídeos de cursos e palestras sobre boas práticas e ações empreendedoras no setor agrícola amazonense.

Os cursos são para aplicação doméstica ou em maior escala, permitindo baixar e assistir posteriormente de acordo com a disponibilidade de cada um. Os áudios terão como plataforma de acesso o aplicativo Spotify, e os vídeos, das palestras e cursos já estão disponíveis no Youtube da Sepror, podendo ser convertidos,sem cortes, e integral pelas redes sociais: Instagram, Facebook, WhatsApp e Telegram.

 Petrucio Magalhães Júnior, secretário da Sepror,  explicou “Nesses tempos de pandemia, as novas tecnologias de comunicação são fortes aliadas e estão aí para serem utilizadas. Os podcasts com áudios dos cursos do Sistema Sepror podem ser baixados gratuitamente; e ouvidos no horário que os produtores rurais preferirem”.

Os primeiros cursos  são: Curso de Horta Caseira, ministrado pelo engenheiro agrônomo, José Everardo Torres Portugal, do Departamento Pedagógico da Sepror; e o primeiro módulo do Curso de Piscicultura, ministrado pelo engenheiro de pesca, Oster Machado, da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura da Sepror.

Segundo José Portugal, o curso de Horta Caseira é para aqueles que desejam ter em casa uma plantação de produtos hortigranjeiros, de fácil produção, e que com certeza ajuda nas despesas familiares.

“É um curso rápido, mas com informações suficientes para que qualquer interessado tenha sucesso, desde que siga todas as recomendações. E, como sabemos que a prática é o segredo do aperfeiçoamento, então recomenda-se aos iniciantes que pratiquem e não desistam, pois o sucesso é certo. Aos que já conhecem e tem uma horta em casa ou apartamento, com certeza alguma orientação dada no curso vai ajudar a melhorar sua atividade”, concluiu.

O segundo curso é sobre piscicultura e trata de “Aspectos Técnicos e Econômicos” da cadeia. “A importância deste curso é muito grande para o empreendedor em aquicultura. Estamos tratando aspectos técnicos, ambientais, econômicos e legislação fundiária pertinente à atividade”, resumiu Oster Machado.

Os cursos e palestras foram produzidos em parceria com, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), e demais Secretarias do Governo do Amazonas, Governo Federal, universidades, instituições filantrópicas, institutos de pesquisas e empresários do setor primário, que cederam os conteúdos.

Os podcasts estão disponíveis através do link https://open.spotify.com/show/5YeALvGBOVJc9WW2wlnZMr?si=f3G1I4JmRPqYbXX5ctF84Q

Foto Divulgação/Sepror