Conectar agentes público com startups, ONG’s, pesquisadores e empresas inovadoras com o objetivo de solucionar problemas que dificultam o aumento da competitividade dos pequenos negócios brasileiros. Esse é um dos objetivos do Laboratório de Inovação Pública (LIP), criado pelo Sebrae e que já iniciou o cadastramento de instituições públicas e privadas por meio do portal Lab Políticas Públicas.

“Essa plataforma permite que identifiquemos desafios públicos ligados ao empreendedorismo e que façamos conexões com quem tem a solução inovadora para o problema em questão”, comenta o analista de Políticas Públicas do Sebrae Pedro Pessoa. Ele ressalta que a instituição detecta os problemas que devem ser atacados e, em seguida, por meio da plataforma, é possível identificar os parceiros que podem ajudar na solução desses gargalos por meio de ideias e ferramentas inovadoras.

Pedro cita que o que aflige empreendedores e cidadãos é o grande tempo e dinheiro desperdiçado com questões judiciais. “A judicialização é um problema clássico de conflitos. Perde-se tempo e dinheiro. A plataforma do Laboratório vai permitir que sejam escolhidas soluções mais baratas e eficientes”, observa o analista que ainda elenca como dificultadores a falta de conhecimento sobre políticas públicas e de tributação e o desconhecimento de oportunidades oferecidas por startups do próprio poder público.

O LABPP também foi pensado para que a inovação seja agregada, como parte imprescindível, às políticas públicas. Ele pode ser considerado como um núcleo dinâmico, horizontal e especializado em métodos ágeis que atuará, essencialmente, por meio de uma rede de parceiros.  “Nesse primeiro momento, estamos concentrando grande parte dos nossos esforços para o cadastramento e integração de outros laboratórios e instituições correlatas a essa rede, com foco no desenvolvimento de soluções criativas para problemas públicos”, finaliza Pedro Pessoa.