No Brasil, mais pessoas se declaram de direita do que de esquerda, apontam dados da pesquisa Panorama Político, realizada pelo Senado em maio de 2022. Em Manaus, por exemplo, mais 2,6 milhões de eleitores compareceram às urnas nas últimas eleições e, em sua maioria, o eleitorado costuma seguir o lado “direitista”.
A pesquisa eleitoral divulgada pela empresa Perspectiva – Mercado e Opinião, divulgada em novembro de 2023, aponta que 40,8% da população em Manaus se identifica com a corrente ideológica de direita (extrema direita, centro-direita e direita). Mesmo sendo maioria na política, os partidos desse segmento ainda carecem de um apoio mais “ferrenho” por parte dos eleitores.
Em um movimento para fortalecer a sigla e a base do ex-presidente Jair Bolsonaro no Amazonas, o diretório estadual do Partido Liberal tem sido sede de uma grande articulação da direita amazonense na tentativa de integrar um maior número de pessoas com o intuito de aumentar o número de filiados que, segundo a organização, está muito baixo. O PL terminou o ano de 2023 com 12.500 filiados e tem a meta de chegar a 50 mil.
A capital amazonense é a primeira do Brasil a realizar essa campanha que é uma iniciativa do Movimento Conservador do Amazonas e tem o apoio do presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, e do presidente estadual, Alfredo Nascimento.
Em entrevista ao portal Amazônia Press, o líder e fundador do Movimento Conservador do Amazonas, Sérgio Kruke, explicou sobre a importância dessa mobilização por parte da direita amazonense.
“Essa mobilização foi idealizada porque nós observamos que o Bolsonaro, hoje, é a maior figura política do Brasil. Ele é que detém a maior força política eleitoral e nós analisamos que a questão do número de filiados não reflete isso. Fomos atrás de saber o porquê e nós descobrimos que muita gente achava que não era necessário ser filiado ao partido por ‘n’ situações. Muitas pessoas querem se filiar mas não sabiam como, e quando entrava no site tinha uma certa dificuldade. Então nós resolvemos começar esse trabalho com o Movimento Conservador de ajudar essas pessoas que querem se filiar ao PL para participar ativamente das decisões do partido”, explicou.
Durante a conversa, que tratava sobre a importância dos eleitores se filiarem ao partido para ter voz ativa nas decisões, Sérgio Kruke usou como exemplo a expulsão do ex-superintendente da Suframa, Coronel Menezes, aprovada pelo Conselho de Ética do diretório estadual do PL.
“Nós sabemos que você só tem voz dentro do partido se você for filiado, se você não for, você só brada pelo lado de fora, mas não resolve nada internamente. Um grande exemplo foi a expulsão do Coronel Menezes. A comissão de ética é formada por filiados, então para participar tinha que estar filiado regularmente no partido. As pessoas que ali estavam foram convocadas para isso e aconteceu esse fato. Hoje nós hoje observamos que precisamos fortalecer a base política do presidente Bolsonaro e também colocar novos nomes dentro do partido. Muita gente reclama ‘só tem deputado isso, parlamentar aquilo’, então nós estamos chamando os apoiadores do presidente, os eleitores para estarem junto com a gente dentro do PL. Se colocarem à prova também, participarem do PL Mulher, do PL jovem, PL +60, tem espaço para todo mundo e a gente precisa dessa união de todos”, pontuou.
Membros do partido vão percorrer bairros de Manaus e da Região Metropolitana com o intuito de esclarecer dúvidas a respeito do ingresso no partido e completar, até às eleições, a meta de 50 mil filiados ao PL no Amazonas.
“A importância dessa mobilização é integrar mais os eleitores do Bolsonaro, trazê-los para dentro do partido para que participem mais ativamente. Para que não seja algo somente nas redes sociais, para que a gente possa, de repente, descobrir novos nomes, ovos líderes pra que floresçam na questão política. Para que essas pessoas apareçam, elas tem que estar participando diretamente. Então a gente faz o convite e especifica que não necessariamente a pessoa que vai se filiar precisa se candidatar, ela vai para participar, estar ali mais próximo do Bolsonaro, para estar próximo das decisões do partido e mostrar a força política do Bolsonaro. Essa mobilização já está sendo preparada em todo o restante do país para fortalecer as filiações internas do PL e mostrar o quão forte o Bolsonaro é”, disse.
Para se filiar, o ideal é entrar diretamente no site do PL Nacional para realizar a filiação.
Caso você queira se filiar e está tendo dificuldades através do site ou tenha perdido alguma mobilização do partido nas proximidades, pode comparecer à sede do PL Amazonas, localizada na Rua Miranda Simões, nº 4, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus.