24.5 C
Manaus, BR
2 de março de 2021
Economia

PIB brasileiro tem desaceleração com menor avanço em três anos

Nesta quarta-feira (04), pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram divulgadas e os dados apontam que houve uma desaceleração no avanço do Produto Interno Bruto (PIB) dentro de três anos.

O último registro em 2019, teve o crescimento de 1,1%, totalizando R$7,3 trilhões. Nesse sentido, a estatística foi considerada a terceira alta, porém com lentidão.

“São três anos de resultados positivos, mas o PIB ainda não anulou a queda de 2015 e 2016 e está no mesmo patamar do terceiro trimestre de 2013”, destacou Rebeca Palis, coordenadora das Contas Nacionais do IBGE.

PIB 2019 setores. Foto: Arte/G1

Contudo, os resultados já eram esperados. Apesar do decepcionante crescimento, a pretensão era de um avanço de mais de 2% no ano. Segundo informações no início do ano sobre o percentual de crescimento econômico, a estimativa do Ministério da Economia era de uma alta de 1,12%.

Até o final de janeiro deste ano, o ministro da Economia, Paulo Guedes, se dizia confiante em uma taxa de crescimento de 2,5% em 2020 devido a prévia feita.

A estimativa atual do governo para o crescimento da economia em 2020 segue em 2,4%, mas o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, já adiantou que, até o início da próxima semana, a projeção oficial deverá ser revisada.

* Com Informações do G1

Publicações Relacionadas

A 15 dias do fim do prazo, menos da metade declarou Imposto de Renda

Conceição Melquiades

Conheça o triste destino dos pintinhos machos após nascerem

Fabiane Monteiro

Oito em cada dez brasileiros devem fazer compras na Black Friday

Victória Cavalcante

Deixe um comentário

WhatsApp chat