A Prefeitura de Manaus chega, nesta quarta-feira, 16/2, a 49ª ação de doação de mudas de plantas pela cidade. O bairro contemplado com a atividade ambiental itinerante será o Petrópolis, localizado na zona Sul da capital e vai se concentrar na rua Campos Jordão, nas proximidades do residencial Paulo VI, a partir das 9h.
A ação faz parte do programa municipal de arborização “Manaus Verde”, que foi idealizado pelo prefeito David Almeida e que é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Em 2021, a prefeitura doou mais de 47 mil mudas à população.
Cada morador terá direito de receber cinco mudas de espécies diferentes, entre frutíferas, medicinais e ornamentais, informou o titular da Semmas, Antonio Stroski.
“Esse trabalho de doação de mudas, realizado pela nossa equipe de arborização, é um dos mais importantes quando falamos em melhoria da cobertura vegetal da nossa cidade. Por isso, é muito importante o envolvimento da população nessa ação, para que possamos, juntos, melhorar cada vez mais a arborização da nossa cidade”, pontuou Stroski.
O diretor do Departamento de Arborização da Semmas, Deyvson Braga, informou que as ações de doação de mudas ocorrem sempre às quartas-feiras, a partir de 9h.
“Através destas ações itinerantes temos alcançado cada vez mais bairros e oportunizado o acesso a este serviço público que é de grande importância, pois o plantio em quintais e calçadas contribui para recomposição da cobertura vegetal da cidade”.
Deyvson pontuou ainda que além do plantio em si, a população tem um papel crucial nesse processo, apoiando a Prefeitura de Manaus na proteção e manutenção das plantas, a fim de diminuir os índices de vandalismo e mortandade de mudas plantadas.
Sauim
Além da doação de mudas de plantas, uma equipe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, realizará atividades de preservação do sauim-de-coleira com as pessoas que participarem da atividade.
“Em paralelo a doação, nossa equipe fica distribuindo materiais informativos e lúdicos com todas as características do sauim, o que ele come, hábitos, entre outras informações no sentido de sensibilizar ainda mais as pessoas a cuidar do sauim, que corre risco de extinção”, informou o chefe de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo.
— — —
Texto – Keynes Breves / Semmas
Fotos – Deyvson Braga / Semmas