População transexual está com dificuldades de deixar o país por conta de documentos que contradizem sua identidade de gênero
Em meio a invasão russa, muitos tentaram cruzar as fronteiras ou até mesmo fugir para fora de terras ucranianas para tentar sobreviver à guerra. Porém, pessoas trans ainda estão sendo forçadas a ficarem dentro do país por militares ucranianos, devido a documentos que têm gênero colocado em seu nascimento. Segundo uma matéria publicada pela revista Vise, as pessoas trans da Ucrânia comentaram que estão presas no país e que estão com medo por suas vidas.
Durante o período de conflito, a Ucrânia determinou que homens entre 18 a 60 anos não podem deixar o país e ,no local não há uma política de gênero adequada para mulheres trans, que são consideradas como “homens” pela legislação. Sendo assim, para essas mulheres, há um risco de ficar, mas também há perigo caso saiam de lá.
Duas mulheres disseram que não conseguem viajar porque todos os documentos de identificação dizem “masculino” e ainda mencionam seus “nomes antigos”. Algumas pessoas trans foram aconselhadas a “perder sua identidade” por grupos de direitos humanos, a fim de sair da Ucrânia. Ativistas trans estimam que esse problema está levando “centenas” de pessoas trans na Ucrânia a serem deixadas em “sério perigo” e se sentindo “completamente sozinhas”.
Uma mulher trans disse ao veículo que está “aterrorizada” por ser impedida de tentar deixar a Ucrânia e ser forçada a se juntar ao exército ucraniano “como um homem” – Outra mulher trans ucraniana está com muito medo de deixar sua acomodação com medo de ataques transfóbicos. Ela é a única pessoa que resta em seu bairro.
Um homem trans, que fez a transição há mais de seis anos e vive como homem na Ucrânia desde então, só tem uma identidade mostrando “feminino”. Ele contou à VICE World News sobre seus medos de sair de casa e tentar atravessar a Ucrânia. Durante um telefonema, gritos e explosões foram ouvidos do lado de fora de sua acomodação, mas ele ainda se recusou a sair por causa de seu problema de identificação.
A guerra entre a Rússia e a Ucrânia traz medo para qualquer morador das regiões atingidas por bombardeios russos, mas a população transexual do país sofre ainda mais devido ao abandono e a invisibilidade que tem enfrentado durante o conflito.