Foto: divulgação/Ricardo Stuckert/Marcelo Camargo/Pedro França
Divulgada nesta quarta-feira (24), a edição de novembro da pesquisa da Modalmais em parceria com a Futura Inteligência mostra a intenção de voto dos eleitores e as projeções de cenário para as eleições de 2022. Em um cenário com Lula (37%), Jair Bolsonaro (30,8%), Ciro Gomes (7,5%), Guilherme Boulos (2,1%) e João Doria (1,9%), Sérgio Moro fica com 13,6% das intenções de voto, ficando em terceiro lugar, o que mostra grande potencial de crescimento.
Na simulação com Eduardo Leite, o ex-juiz da Lava Jato marca 11,9% e Ciro Gomes tem 6,2%. Na simulação com apenas quatro candidatos (com Leite e sem Ciro), Moro alcança 16%. Com Doria e sem Ciro, varia para 16,3%.
Em um cenário com três candidatos, Moro vai a 17,4%. Lula mantém a liderança com 43,4% de Bolsonaro chega a 32,7%.
Na pesquisa espontânea, Moro alcança 4,7% e Ciro fica com 2,6% — mas ambos ainda são desconhecidos para a maioria do eleitorado. Segundo a sondagem, apenas 17,9% dos entrevistados sabem que o ex-ministro da Justiça é candidato.
Lula (32,6%) e Bolsonaro (29,6%) seguem na frente na espontânea, mas parecem ter pouquíssimo potencial de crescimento. Enquanto 49,5% sabem que o presidente tentará a reeleição, outros 45,3%manifestaram conhecimento sobre a candidatura do petista.
A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 16 e 20 de novembro. As entrevistas foram feitas por telefone. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O grau de confiança é de 95%, segundo o instituto.
Em todos os cenários possíveis, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança, à frente do atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido).