Radialista credita os bons números ao trabalho permanente de acompanhamento da gestão municipal
A empresa Perspectiva Mercado e Opinião divulgou, nesta sexta-feira (10), pesquisa eleitoral para prefeito de Coari (município localizado a 363 quilômetros de Manaus) em 2024. Na primeira consulta de intenção de voto no quarto maior colégio eleitoral do Amazonas, o empresário e radialista Robson Tiradentes Junior empata na pesquisa estimulada (somadas a primeira e a segunda opção) com o atual prefeito do município, Keitton Pinheiro com 31% cada.
Foram consultados cinco nomes junto à população local por meio de entrevistas via contato telefônico: Keitton Pinheiro (atual prefeito e ex-presidente da Câmara Municipal de Coari); Robson Tiradentes Junior; Zé Henrique (ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Coari) e os advogados Harben Avelar e Raione Queiroz.
Na pesquisa estimulada (somada a 1ª e 2ª opção), os três últimos nomes têm como intenção de votos percentuais que oscilam de 5% a 22%. O professor Zé Henrique obteve 22% na consulta; Harber Avelar, 18,8% e Raione Queiroz, 5,2%.
Na consulta espontânea, há um empate técnico. Robson Tiradentes Junior aparece com 5,5%; Keitton Pinheiro com 5,6%; Zé Henrique com 0,4%; Harben Avelar com 3,5% e Raione Queiroz com 0,2%.
A explicação para o crescimento do radialista Robson Tiradentes Junior na preferência popular pode estar na avaliação da administração do atual prefeito realizada na mesma pesquisa. Do total de entrevistados, 60,6%, classifica o trabalho de Keitton Pinheiro como regular, ruim ou péssimo.
Robson Tiradentes Junior recebeu o resultado da consulta com otimismo. “Esta pesquisa demonstra que os argumentos apresentados durante nossa campanha para prefeito de Coari estavam corretos. O atual prefeito, que é herdeiro de um clã que há décadas usufrui das benesses do dinheiro público sem retribuir ao povo na mesma proporção, não tem se dedicado ao social na medida em que as pessoas necessitam. Estou acompanhando tudo o que acontece em Coari e denunciando as mazelas que mantém na miséria milhares de irmãos e irmãs coarienses. Sou um filho de coração deste município e por ele estou sempre disposto a contribuir”, declarou Tiradentes.
Perfil da amostra
No universo de entrevistados, 49,3% eram do sexo feminino e 50,7% do sexo masculino. Quanto à variável idade, a distribuição por faixas foi de 21,0% (16-24 anos), 24,3% (25-34 anos), 20,7% (35-44 anos) e 34,0% (acima de 45 anos).
No quesito escolaridade, a empresa Perspectiva Mercado e Opinião dividiu os entrevistados em três grupos distintos: 49,3% (Ensino Fundamental), 42,0% (Ensino Médio) e 8,7% (Ensino Superior). A discriminação da variável ocupação ocorre em dois grupos: 62,5% PEA (Pessoa Economicamente Ativa)) e 37,5% PNEA (Pessoa Não-Economicamente Ativa)). Não foram divulgados o período da pesquisa nem o quantitativo.