Qual a diferença entre cada um deles?
Quando procurar ajuda?
Você tem pensamentos persecutórios?
Todo pensamento persecutório é considerado intrusivo. Pensamento obsessivo é também considerado intrusivo, esses pensamentos podem não vir acompanhados de comportamentos compulsivos. Mas são sempre pensamentos que se repetem em sua mente, esses pensamentos aparecem involuntariamente.
Os pensamentos intrusivos ou persecutórios diferem de delírio persecutório. O delírio persecutório é quando a pessoa tem total certeza de que está sendo perseguida por alguém que quer lhe fazer mal. Neste caso, o sujeito não tem nenhuma dúvida, por mais incerto ou improvável que seja e não adianta seus amigos ou familiares falarem que tudo é fruto de sua imaginação.
Esses delírios não seguem um único padrão, são diversos em seus conteúdos, podendo chegar a ser pensamentos de conteúdos bizarros. Esses delírios são geralmente encontrados em condições medicas (patologias) determinadas, sendo mais comuns nas psicoses.
Já os pensamentos persecutórios são aqueles que se repetem em sua mente, geralmente acontecem quando você está passando por alguma adversidade e precisa enfrentar com mais firmeza certa situação. Qualquer pessoa pode passar por momentos existenciais tumultuados e por conta de certas dificuldades, preocupações, medos, enfrentamentos, situações que você não está conseguindo resolver.
Em situações de ansiedade e estresse, é provável desenvolver os pensamentos persecutórios. Como, por exemplo, não vou conseguir, não sou capaz, se eu fizer determinada coisa, poderá acontecer algo ruim, os pensamentos são diversos e geralmente negativos.
Os pensamentos intrusivos são aqueles que chegam em sua mente de forma aleatórias e improprias, trazendo em suas imagens conteúdos contrários à sua maneira de ser, esses conteúdos são diversos e podem trazer cenas sexuais, conflitos, conteúdos nojentos, perigosos, escatológicos, entre outros conteúdos de forma contrária ao seu comportamento ou maneira de pensar.
Os pensamentos persecutórios podem ser caracterizados com uma ideia negativa que chega do “nada”, como um pensamento solto, qualquer conteúdo que chega e deixa você num nível de ansiedade elevado por você não conseguir se livrar do mesmo.
É sabido que esses pensamentos podem acontecer com qualquer pessoa em algum momento, a ansiedade e o estresse podem alimentar esses pensamentos ou o contrário, os pensamentos podem causar ansiedade e também estresse. É preciso observar o tempo e a quantidade dos pensamentos, bem como o seu teor.
Você deve procurar ajuda quando acende a luz vermelha e quando acende a luz vermelha?
Quando esses pensamentos intrusivos passam a perturbar você com as repetições, quando você já não consegue controlar ou silenciar os mesmos, quando esses pensamentos estão automáticos e mandam em você, transtornando sua rotina e roubando sua qualidade de vida. Nestes quadros, é necessário procurar ajuda psicológica ou psiquiátrica para entender o que está acontecendo e como fazer para você voltar a ter uma rotina tranquila, voltar a ter qualidade de vida, conseguir dormir em paz e realizar seus afazeres de forma saudável.
Este tema foi escolhido por uma seguidora, a Sra. Glória. Querida, obrigada pela escolha do tema.
Se você quiser também escolher outros temas, pode passar mensagens pelo Instagram e eu escreverei logo que possível.