No dia 1º de outubro de 1977, Pelé fez sua última partida como jogador profissional. Diante de 75.646 pessoas no Giants Stadium, o Rei do futebol vestiu a camisa do New York Cosmos em jogo contra o Santos.
Leia Mais
Santos planeja construção de CT em São Paulo
Novorizontino vence Ponte Preta em casa e retoma a liderança da Série B
CR7 marca e inicia contagem regressiva para o milésimo gol
Grandes nomes como o então presidente americano Jimmy Carter e a lenda do boxe Muhammad Ali estavam presentes na ocasião.
Na partida de despedida, o time americano venceu o jogo por 2 a 1, com direito a um gol de falta de Pelé. Era a 1.281ª vez que o maior futebolista de todos os tempos balançava as redes. Pelo Cosmos, o Rei marcou 64 gols em 106 jogos.
Manchete do jornal O Estado de São Paulo em 2 de outubro de 1977 sobre o último jogo de Pelé como jogador profissional de futebol. • Acervo Estadão
Pelé jogou o primeiro tempo pelo Cosmos, mas voltou na segunda etapa com o manto do Santos, clube que o revelou. Edson Arantes do Nascimento, com 15 anos na época, fez sua estreia pelo time da Vila Belmiro no dia 22 de julho de 1956.
Ao final da partida em Nova York, enquanto era reverenciado pelas arquibancadas, Pelé deu uma volta olímpica carregando a bandeira do Brasil e dos Estados Unidos na mão.
“Quero aproveitar a oportunidade para pedir-lhes que deem mais atenção às crianças. Quero dizer-lhes que julgo o amor a coisa mais importante na vida e que devemos nos ajudar sempre que possível. Digam comigo três vezes: amor, amor, amor”, declarou Pelé em inglês e com a voz embargada antes de se despedir dos gramados.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Pelé se despedia do futebol há 47 anos; relembre última partida no site CNN Brasil.