Uma criança de 1 ano e 8 meses morreu na Espanha após ser atingida na cabeça por uma pedra de granizo. Segundo a emissora estatal britânica BBC, cerca de 50 outras pessoas relataram ferimentos – de contusões a fraturas – após a violenta tempestade que durou 10 minutos e atingiu a região de Girona, na Catalunha, na noite da última terça (30/8).
As enormes pedras de gelo destruíram telhados, derrubaram cabos de energia e quebraram janelas.
Uma das pedras de granizo chegou a medir 10 cm de diâmetro, de acordo com registro do serviço meteorológico da Catalunha. É o maior exemplar de granizo que caiu na região desde 2002.
Os bombeiros receberam mais de 40 chamadas de populares sobre danos causados pela tempestade de terça, principalmente na cidade de Bisbal d’Emporda, informa a emissora.
Uma das pedras atingiu a criança de 1 ano e 8 meses que foi transferida para um hospital na cidade vizinha de Girona, mas acabou morrendo devido à gravidade dos ferimentos.
“O granizo só caiu por 10 minutos, mas foram 10 minutos de terror”, comenta a vereadora Carme Vall, de Bisbal d’Emporda, citada pela BBC. O governador da Catalunha, Pere Aragones, descreveu o incidente como uma “tragédia”.
Autoridades locais já emitiram novos alertas meteorológicos, pedindo que moradores tenham cuidado com chuva de granizo que pode cair na região costeira.
De acordo com o conselho do serviço meteorológico da Catalunha, citado pela emissora britânica, as chuvas de granizo podem ocorrer durante todo o ano, mas são mais frequentes entre março e setembro.
Um Verão excepcionalmente quente, como o de 2022, faz com que o mar Mediterrâneo, que banha essa região espanhola, esteja mais quente que o normal para esta época do ano, tornando mais prováveis tempestades tropicais violentas.
*Trendsbr