A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), cumpriu, nesta quinta-feira (12/09), mandado de prisão preventiva de Olivaldo de Lima Andrade, 43, por estupro de vulnerável contra uma adolescente de 13 anos. A prisão ocorreu na avenida Marques da Silveira, bairro Petrópolis, zona sul.
Em coletiva de imprensa, realizada nesta quinta-feira, o delegado Alessandro Albino, diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), esteve presente e parabenizou o trabalho realizado pela equipe da Depca, sob a coordenação da delegada Juliana Tuma.
“A Polícia Civil está empenhada em reduzir, cada vez mais, os índices de violência contra crianças e adolescentes. Nós não apenas nos preocupamos em prender os autores, mas também, damos todo suporte necessário para as vítimas desses crimes bárbaros. A atuação da equipe da Depca é uma resposta positiva para a vítima e para a população”, disse o delegado.
Conforme a delegada Juliana Tuma, titular da unidade especializada, na ocasião do crime, ocorrido no dia 24 de agosto deste ano, no bairro Petrópolis, a vítima estava retornando da igreja quando o autor ofereceu carona a ela e ela recusou. Ele continuou perseguindo e insistindo para que ela entrasse no carro e, em determinado momento, a agarrou pelo braço e a colocou a força dentro do veículo.
“Ele levou a vítima para uma área de mata, onde consumou o abuso sexual. Após o crime, ele a abandonou e ela conseguiu pedir ajuda de uma pessoa que passava pela rua. A adolescente contou para sua tia o que teria acontecido e, juntas, elas foram à Depca para registrar a denúncia. Há a possibilidade de o crime ter sido premeditado pelo autor, uma vez que ele mora nas proximidades da residência da vítima, e já havia tido contato visual com ela”, explicou a delegada.
De acordo com a delegada, a adolescente ficou muito machucada e passou por exames de conjunção carnal, que evidenciaram o crime. Imediatamente, as investigações iniciaram, por meio do reconhecimento do autor pela vítima. O infrator usava tornozeleira eletrônica, e após consulta do relatório do equipamento, a equipe policial verificou que ele havia desligado no mesmo horário do crime.
“Durante as diligências, foi descoberto que o indivíduo já havia sido preso em 2015, pelo 7° Distrito Integrado de Polícia (DIP), época em que ficou conhecido como “Maníaco do Distrito” por praticar estupros em série contra mulheres que retornavam do trabalho, no bairro Distrito Industrial I, zona sul. Ele era motorista de caminhão e sempre abordava as vítimas em via pública e também as levava a força para o veículo, a fim de praticar o crime”, finalizou a delegada.
O homem foi localizado nas proximidades do local do fato, na avenida Marques da Silveira, bairro Petrópolis, zona sul.
Procedimentos
Olivaldo de Lima Andrade responderá por estupro de vulnerável e está à disposição da Justiça.
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM)