28.5 C
Manaus, BR
21 de abril de 2021
Cidades Destaques

PASTORES ACUSAM UNIVERSAL DE QUEBRAR SEUS SIGILOS BANCÁRIOS APÓS INVESTIMENTOS EM BITCOINS

Três ex-pastores da Igreja Universal acusam a instituição de quebrar ilegalmente os seus sigilos bancários. Luciano de Oliveira Alves, Junior Ribeiro e Everdan Calvalcanti Rocha, todos do Rio de Janeiro, afirmam que o império de Edir Macedo fez uma devassa ilegal em suas vidas, o que incluiu a invasão de suas contas bancárias. Ou dá ou desce.

A ação teria sido realizada para comprovar movimentações bancárias e aplicações de dinheiro em bitcoins dos pastores. Nos próximos dias, os três pretendem ingressar com uma notícia-crime para exigir uma apuração do Ministério Público do Rio de Janeiro. Os religiosos apontam o bispo Renato Cardoso, segundo nome na hierarquia da Universal e genro de Edir Macedo, como suposto responsável pela investigação ilegal.

Os ex-pastores dizem suspeitar que seus sigilos bancários foram quebrados com a ajuda de uma empresa de tecnologia especializada em mineração de dados e elaboração de dossiês sobre pessoas e empresas, com informações extraídas de diversos bancos de dados. Isso porque ela está, segundo um denunciante, entre as empresas que buscaram por suas informações pessoais no Serasa no período em que ele teria sido investigado.

Não foi o único. Nos últimos anos, o bitcoin se tornou um fenômeno entre os religiosos. Pastores descobriram que era possível ganhar dinheiro com a flutuação dos valores das moedas, usando taxas de valorização e porcentagem de acordo com um plano de adesão.

A devassa nas contas dos pastores não mirou apenas transações com bitcoins, afirmam os três ex-seguidores de Macedo. “É tudo, não pode ter nada. Quando também quebraram meu sigilo e disseram que eu fiz alguns depósitos, eu falei que fiz sim. E já sabendo que não poderia fazer, eu disse que estava indo embora”, confirmou Everdan Rocha, ex-pastor em Copacabana, zona sul do Rio, com 31 anos de serviços prestados à igreja.

Foto: Divulgação / Redes Sociais

Publicações Relacionadas

“Operação pela Vida” prende quatro pessoas e apreende 11 veículos

Victória Cavalcante

Corinthians teve desempenho baixo no Campeonato Brasileiro 2020

Jeanne Gade

Militares que assassinaram músico e catador são soltos no Rio

Redacao

Deixe um comentário

WhatsApp chat