A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) realizou a cerimônia do Prêmio Abradee 2024 na noite desta quinta-feira (22) em Brasília. O evento reconheceu empresas distribuidoras que se destacaram recentemente na gestão, qualidade, segurança e inovação em suas operações.
A premiação teve uma trilha sonora original: a Sinfonia dos Distribuidores de Energia – uma valsa de sete minutos de duração, composta a partir de 12 fotografias de passarinhos empoleirados em fios de postes de energia. Os fios paralelos formam pautas musicais e as aves distribuídas por eles são as notas, conforme interpretação do músico de Jarbas Agnelli, também cineasta e publicitário.
A inusitada sinfonia não é um experimento estético inédito. Agnelli reproduziu e aperfeiçoou a ideia que teve em 2009, quando tirou música de uma foto que viu publicada no jornal O Estado de S. Paulo, feita pelo fotógrafo Paulo Pinto, hoje coordenador de fotografia da Agência Brasil na filial paulistana.
A mãe mostrou ao filho o bando de passarinhos chupins que se aglutinava nos fios dos postes de energia todas as tardes diante da residência no outro lado da rua, à espera da comida habitualmente servida pelo vizinho às pequenas aves visitantes.
“Minha ideia era fotografar com a máquina no chão, para pegar aqueles passarinhos se alimentando e dar a sensação de que eles eram maiores. Eu fiz isso. Só que quando eu olhei pra cima, nos fios, estava aquele montão de passarinhos esperando a sua vez de comer”, recorda-se o fotógrafo. Ele fez várias fotos dessa posição e reparou nos pássaros distribuídos nos fios como em uma pauta musical: “mas que estranho, parece uma partitura aquilo ali.”
Jarbas Agnell pensou a mesma coisa quando viu a foto no jornal enquanto tomava café da manhã no dia seguinte. Imediatamente, ele saiu da mesa para o piano para tirar “a música” composta pelos chupins porto-alegrenses. “Na hora, eu parei o café. Peguei uma tesoura, cortei a foto e fui para o piano. Eu senti vontade de tentar tocar aquela foto.”
Na transposição da imagem ao som, o músico tomou “algumas liberdades artísticas”, como interpretar que os passarinhos nos fios dos postes equivaliam às notas fá, lá, dó, mi e sol e definir, a partir das posições das aves nos fios, a duração das notas. “Quando eu vi que tinha uma melodia interessante lá, eu fiz um arranjo orquestral”, recorda-se.
A música extraída da foto publicada tinha um minuto de duração. Jarbas Agnelli entrou em contato com o fotógrafo. Ao ouvir o som, Paulo Pinto pensou “ele olhou o que eu olhei também. Só que eu olhei fotograficamente e ele olhou musicalmente”.
A história da música dos passarinhos ganhou as páginas do Estadão, virou pauta de outras reportagens nacionais e tornou-se conhecida no exterior com entrevistas de Agnelli à rede de rádios públicas dos Estados Unidos (NPR) e à Companhia de Radiodifusão do Japão (NHK). O vídeo feito da execução da música foi publicado nas redes sociais, e foi premiado como um dos 20 mais interessantes vistos no YouTube naquele ano.
A foto da música de Paulo Pinto e a música da foto de Jarbas Agnelli são “sinestesias”. Palavra de origem grega para descrever a percepção simultânea de sentidos diferentes como a visão que leva a audição, ou o som que forma uma imagem.