Foto: Arquivo pessoal.

Em Coari a empreendedora do ramo da confeitaria Tayane Torres, aposta em segundo maior faturamento do ano perdendo somente para o período do natal  

A Páscoa de 2023 se aproxima e uma grande procura no comércio de doces e confeitarias começa a aquecer o mercado de vendas, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviço (CNC), o comércio varejista brasileiro deverá vender R$ 2,49 bilhões para a Páscoa deste ano, um aumento de 2,8% em comparação com o mesmo período de 2022, já descontada a inflação. O resultado ficará, entretanto, 2,7% abaixo do registrado em 2019, que atingiu R$ 2,56 bilhões.

Apesar do cunho religioso, a comemoração da Páscoa hoje vai além.

Na data, é muito habitual presentear amigos e família com chocolates, barras, bombons, doces e principalmente ovos, que são os mimos mais comuns. A época é propícia para o comércio, gerando renda e dando oportunidades a milhares de empreendedores.

No interior do estado também não é diferente, em Coari a procura de bolos temáticos, brigadeiros gourmet, ovos da páscoa tradicionais e o de colher, que os mais queridinhos e líderes de pedidos da confeiteira e empresária de mão cheia Tayane Torres. A confeiteira  se aventura nas artes culinárias da confeitaria há 7 anos, e relata que quando iniciou sua carreira, seu carro chefe eram bolos no pote, que com o passar dos tempos se especializou até chegar nos seus deliciosos ovos da páscoa.

“Comecei a trabalhar com doces há 7 anos atrás, com bolos no pote, depois me especializei em bolos de aniversário personalizado e consequente em ovos de Páscoa, porque já estava nesse ramo da confeitaria”, quando questionada sobre o seu faturamento em relação a outras datas comemorativas Tayane afirmou que o faturamento da páscoa  é tão grande quanto o período do natal, ” como administradora chego até a comparar com as vendas de natal”.  

A confeiteira relata ainda os impactos que tem sofrido na elaboração de seus cardápios devido o aumento das matérias primas de seus doces, que está com um valor maior que o ano passado. “Infelizmente nossa matéria prima está com valor mais acima que no ano passado. Mas vamos trabalhar para entregar o nosso melhor. Vamos produzir alguns ovos de Páscoa caseiro, pelo fato de ser mais acessível para os nossos clientes e vamos trabalhar também com as cestas de doces personalizadas para crianças, com um preço bem acessível que atendam as condições financeiras dos nossos clientes”, finaliza Tayane Torres. 

Para compensar a perda de poder aquisitivo dos consumidores com a inflação, as redes de comércios da capital e do interior estão apostando em alternativas para todas as faixas de renda. É o caso das barras de chocolate de até 110 gramas e as barras de cobertura de um quilo para que as pessoas possam fazer seus próprios ovos.

Por: Karleandria Araújo.