Depois de fazer um relato emocionante em como “saiu do armário”, o economista Gilberto ainda tem outro tribunal para enfrentar dentro do Big Brother Brasil 2021 (BBB21): o racial. Na madrugada de quinta-feira para sexta-feira (05), o participante teve a sua negritude questionada em uma conversa entre Nego Di, Karol Conká, Lumena e Carla Diaz. Apenas Carla Diaz não se manifestou.
A maioria da roda concordou com Nego Di, quem falou que Gilberto é “sujinho” e que se parece com um “neandertal”. Quanto a Karol Conká e Lumena, as duas tiraram sarro da autodeclaração de Gilberto. Karol declarou se ver como ruiva e Lumena brincou que era verde.
A colunista Aline Ramos argumentou para o Splash, “O tribunal racial criado por alguns participantes dentro do BBB 21 não pode definir quem é negro ou não. Atualmente, a forma do censo levantar dados raciais sobre a população brasileira é por meio da autodeclaração. E isso não é à toa”. Depois, ela explica que a autodeclaração como parâmetro para o censo é uma reivindicação histórica do movimento negro pela luta de direitos. Conforme Aline diz, isso se deve por, caso deixar a decisão na opinião de terceiros, muitos negros terem sido classificados como brancos apenas pelo tom de pele mais claro. Essa interferência influenciava na visão de necessidades da população brasileira.
Equipe de Gilberto critica comentários
A equipe do participante Gilberto Nogueira usou as redes sociais do economista para criticar comentários feitos por colegas de confinamento como Karol Conká e Nego Di.
“Tivemos que ouvir a invalidade da autodeclaração. […] Gilberto se declara, se considera e se reconhece como negro. Nessa madrugada, tivemos a infelicidade de assistir a participantes invalidando sua cor.”, disse a equipe. “Sabemos que a construção do que é ser negro no Brasil ainda é muito confusa para muitas pessoas, principalmente quando se trata de pessoas negras de pele clara. Entretanto, a discussão sobre o colorismo não pode ser feita com base no gostar ou não de alguém”.
“Estamos aqui fora por ele e não deixaremos que nenhum tipo de racismo e homofobia passem impunes”, conclui a nota da equipe do participante do BBB21.
Fonte: UOL e Terra.