Uma grande parte do barranco do Porto Jauari, em Itacoatiara, no interior do Amazonas, desabou na manhã desta quarta-feira (11). Logo após, pessoas que estavam no local foram retiradas pela Marinha do Brasil, que interditou o local.
As imagens do desabamento das terras foram gravadas por pessoas que passavam em frente ao local. Até o momento não há registros sobre feridos ou danos causados ao porto. Com o desmoronamento do barranco, a rampa de acesso foi rompida parcialmente e é possível ver que ela ficou mais para o lado direito. Possivelmente comprometeu os pilares na parte de baixo.
Pessoas que estavam diretamente no local dizem que momentos antes do deslizamento houve redemoinhos na água e um banzeiro forte. Logo em seguida houve o deslizamento. Além da Marinha, o Corpo de Bombeiros também estava presente no local.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) alerta para a interdição da estrutura. Os usuários que precisarem embarcar/desembarcar no município devem se dirigir para a outra Instalação Portuária existente (Itacoatiara – Antigo).
O DNIT acionou a Defesa Civil e a Marinha do Brasil, para auxiliar nas ações de isolamento do local. No momento, a equipe do DNIT, juntamente com as empresas responsáveis pela IP4, está mobilizada a fim de realizar a avaliação do ocorrido e planejar ações para a retomada das operações na estrutura o quanto antes.