Fotos – João Viana/ Semcom

Entrando na contagem regressiva para a inauguração, o primeiro trecho do parque Amazonino Mendes, obra da Prefeitura de Manaus entre as zonas Leste e Norte, recebe serviços em várias frentes para conclusão da etapa chamada de platô B, que será entregue no aniversário da cidade pelo prefeito David Almeida.

Plantio de grama, conclusão do piso de porcelanato, assentamento de portões de acesso e instalações elétricas do espaço seguem em ritmo acelerado. Também estão sendo instalados bancos externos e acessórios dos playground e playpet, assim como é realizada a limpeza interna de quiosques e plantio de grama na faixa verde.

A pista de ciclovia receberá pintura e sinalização na próxima semana, em razão dos trabalhos de plantio de árvores pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que deu início aos trabalhos para o plantio de 200 espécies no parque. As árvores vão ocupar a faixa verde, entre a ciclovia e a pista de caminhada e, nesta etapa ainda, são abertas as covas para a arborização.

As etapas de acabamento nos platôs A e B vão acelerando, conforme a obra avança. A empreitada é uma parceria da atual gestão municipal com o governo do Estado e busca transformar a realidade dos moradores das zonas mais populosas da cidade.

No platô A, onde terá o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs), que terá 626,20 metros quadrados de área construída, são construídas galerias de águas pluviais e feitos acabamentos de quiosques.

Já no platô C, são feitas a drenagem com concreto armado e montagem da estrutura do canteiro de obras. Nesse platô, a obra terá a construção da etapa cênica, lúdica e interativa com as estruturas gigantes da Amazônia.

O primeiro parque linear da capital, entre as zonas Leste e Norte, tem projeto arquitetônico do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), estando em uma área de mais de 134 mil metros quadrados, e receberá uma ciclovia e pista de caminhada que vão percorrer toda a área do espaço, com quase 3 quilômetros.

Arborização

A área que está sendo arborizada é a primeira etapa do parque Amazonino Mendes, às margens do igarapé do Mindu, e as mudas são de espécies nativas da região apropriadas para esse tipo de local e também por proporcionarem sombreamento para as áreas de uso da população.

No local, também serão plantadas espécies frutíferas, sendo um atrativo para a fauna local. Devido à alta compactação do solo, estão sendo abertas covas maiores, medindo 80 centímetros x 80 centímetros x 100 centímetros, com o objetivo de garantir o sucesso do plantio.

Estrutura

O parque terá ciclovia, faixa verde arborizada e a pista de caminhada, um conjunto que vai percorrer todos os equipamentos do novo espaço público construído na gestão do prefeito David Almeida, indo desde a estrutura urbana até o residencial, ligando mobiliários de ponta a ponta.

David Almeida anunciou a entrega da obra para outubro, e ela fará parte das comemorações de aniversário da cidade de Manaus. A etapa que será inaugurada tem quase um quilômetro de extensão, incluindo desde quiosques gourmetplayground, quadras esportivas, pista de caminhada, ciclovia, estacionamentos, academia ao ar livre, espaço multiuso e playpet.

A terceira etapa de construções no parque, a estrutura de um habitacional com 180 unidades, tem previsão de conclusão para junho de 2024, tendo o projeto recebido ajustes após sondagens e terraplenagem no terreno. “O habitacional está dividido em três blocos distintos de cinco pavimentos, cada, com vagas de estacionamento para carros e motos. Entre os blocos serão construídas calçadas arborizadas e mais playgrounds“, explicou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

Intervenção

Planejado para ser um espaço multigeracional e atender todas as faixas etárias e grupos de população, como Pessoas com Deficiência (PcDs) e com mobilidade reduzida, o parque linear terá inéditos playground inclusivo e um playpet. O espaço multiuso servirá para abrigar diversas atividades, desde esportivas, como a zumba, quanto culturais, com apresentação de artistas.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb