A Prefeitura de Manaus firmou, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), nesta quinta-feira, 20/4, uma parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), para a criação de mais de 700 vagas para creche e Educação Infantil. A assinatura do convênio foi na sede da escola, que ofertará 532 vagas para creche, para crianças de 1 a 3 anos; e 175 para crianças da Educação Infantil, de 4 a 5 anos, na avenida Governador Danilo de Matos Areosa, no Distrito Industrial, zona Sul.
Nesse acordo, as crianças vão usufruir de toda estrutura oferecida pelo Sesi e os professores serão vinculados à Semed. De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, essas parcerias são importantes para a gestão municipal porque, além da estrutura e das novas vagas, proporcionam troca de experiências para os dois lados.
“Crianças de 1 a 5 anos vão estudar num ambiente saudável, com qualidade, segurança, alimentação e um tratamento pedagógico também de acordo com o que a Semed tem feito. Com certeza vai haver muita troca de experiência e um crescimento grandioso na educação infantil com essa parceria”, completou a secretária.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), a qual o Sesi é vinculado, Antônio Silva, explica que a primeira conversa sobre essa parceria surgiu ainda em 2021, quando o prefeito visitou a sede da instituição e falou sobre o plano de expansão de vagas para as creches.
“Eu sugeri que, ao invés de construir, poderíamos fazer uma parceria, porque possuímos uma creche com capacidade para mil crianças, e hoje estamos realizando isso. Nos preparamos para receber esse convênio com a construção de 13 novas salas de aula. Esperamos que esse seja o primeiro passo de um convênio de outros que poderemos fazer juntos porque a secretária faz um trabalho meritório à frente da secretaria”, afirma Silva.
A parceria trabalha ainda para a distribuição de mais 300 vagas, em outras unidades do Sesi, até 2024.
Seleção
A seleção para essa nova creche será divulgada em breve pela Semed. Um grupo de trabalho já estuda as medidas que serão tomadas para garantir isonomia e atender os órgãos reguladores como Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).
Prédios novos
Além disso, a previsão é que ainda no primeiro semestre de 2023, a Semed inaugure três novas unidades escolares para a população. De acordo com Dulce Almeida, essas creches aumentarão em 600 a quantidade de vagas para crianças de 1 a 3 anos, na rede de ensino.
“Estamos com mais duas creches sendo entregues no início de maio e uma no mês de junho, então serão mais 1,3 mil vagas, juntando aqui no Sesi, uma vez que cada estrutura nossa tem capacidade para 200 a 300 crianças”, finalizou a secretária.
— — —
Texto – Alexandre Abreu / Semed