Foto: acervo pessoal

Com o intuito de mostrar a realidade do caboclo da Amazônia, valorizando a identidade cultural por meio do folclore a da alegria de brincar o boi-bumbá, o fotógrafo, professor, jornalista, escritor, poeta e apresentador do programa Click Cidade, Cleomir Santos, lança nesta quinta-feira (3) o livro “Retratos Culturais da Amazônia”. A obra mostra os 25 anos em que Cleomir – empossado recentemente como um dos 115 patronos imortais Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (Alaca) – participou dos inúmeros Festivais Folclóricos do Amazonas. A edição é limitada.

O lançamento ocorre no Da Vinci Hotel & Conventions, localizado na rua Belo Horizonte, 240 A, bairro Adrianópolis, na Zona Centro-Sul de Manaus.

“São 25 anos de tradições do Festival Folclórico de Parintins, no qual mostro a arte, a cultura do nosso folclore, das nossas lendas amazônicas, e também nos Festivais Folclóricos que acontecem em Manaus e onde também eu busco levar essa informação a todo o nosso público. Esse público busca, cada vez mais, conhecer sobre a nossa Amazônia”, declarou.

Complementou ainda: “A nossa identidade cultural foi adquirida com o Boi-Bumbá, foi onde nós começamos a despontar para o mundo através de várias toadas, o grupo Carrapicho e tudo isso citado no livro mostrando esse trabalho e o meu objetivo é levar essa informação, essa cultura amazônica para todo o mundo ver, principalmente, o Amazonas porque muitos dos amazonenses não conhecem um pouco da própria história e então nós vamos mostrar isso através desse livro. São 25 anos de retratos culturais da Amazônia, onde eu mostro o Festival Folclórico de Parintins, o Festival Folclórico de Manaus, o nosso carnaval que já foi considerado o segundo melhor do Brasil e também os eventos que, cada vez mais, marcaram essas tradições que nós temos”.

Foto: acervo pessoal

Em maio deste ano, Cleomir apresentou uma exposição que leva o mesmo nome do seu livro, a que trouxe um olhar sensível e poético sobre a rica diversidade cultural da região amazônica. A exposição ocorreu no Palacete Provincial, praça Heliodoro Balbi, centro de Manaus. Cleomir Santos é conhecido por seu trabalho em documentar e valorizar a cultura e a identidade dos povos tradicionais da Amazônia. Suas fotografias capturam momentos singulares e revelam a conexão profunda entre as comunidades locais e o ambiente natural que as cercam. 

Por meio da obra, o fotógrafo convida o público a conhecer e valorizar a diversidade cultural e a riqueza do patrimônio amazônico. Através de suas fotografias, Cleomir abre uma janela para um mundo fascinante e inspirador, despertando a consciência sobre a importância de preservar e promover a cultura amazônica. Ao portal Amazônia Press, Cleomir também comentou sobre as expectativas para o lançamento da obra.

“O lançamento do livro é um momento muito marcante na minha vida e eu quero, cada vez mais, mostrar e divulgar a nossa realidade amazônica para o mundo, para os leitores e para as pessoas no geral que buscam informações sobre a nossa Amazônia”, frisou.

Para quem desejar adquirir e reservar a obra, pode entrar em contato pelo número (92) 99114-4716.