As atrações Festival #SouManaus Passo a Paço 2022 foram anunciadas pelo prefeito David Almeida (Avante), na manhã desta quinta-feira (21), durante coletiva de imprensa no Armazém XV, no porto de Manaus, Centro de Manaus.
Jão, Diogo Nogueira, Jota Quest, Felipe Araújo, Duda Beat, Djonga, Joelma e até o internacional Double You. Estas são algumas das atrações confirmadas para os próximos dias 3 a 6 de setembro, no Centro Histórico de Manaus.
Serão quase 30 horas de programação artístico-cultural distribuída em mais de dez áreas de ocupação, que inclui três palcos: Caboquinho, Coreto, Tucupi e Cultura Urbana. O principal objetivo do festival é projetar no cenário turístico da América Latina para o mundo.
De acordo com David Almeida, várias parcerias estão sendo realizadas para proporcionar o melhor em eventos de forma gratuita para os manauaras.
“O ‘Sou Manaus’ é a primeira edição da nossa gestão. Investir em cultura é algo que toda administração tem que se preocupar. O entretenimento foi, certamente, o seguimento mais prejudicado em toda pandemia. Mesmo após ela, só agora, vamos realizar este grande evento municipal. Eu preciso vender este evento a nível nacional e internacional como o maior do Norte do Brasil”, afirmou David Almeida.
O chefe do executivo municipal também destacou que as preferências nas escolhas dos artistas foram realizadas conforme escolha do público manauara.
“Fizemos uma enquete no site da Prefeitura [de Manaus] e também em nossas redes sociais integradas. E, num evento grandioso desses, vamos investir apenas 0,014% do orçamento da gestão municipal. Temos a parceria do Governo do Estado, da iniciativa privada e os custos do evento para os cofres da prefeitura serão menores do que na última edição de 2019. Nós temos esta preocupação”, explica o Almeida.
Outra preocupação da Prefeitura de Manaus foi agradar todos os públicos. Para esta edição, os públicos evangélico e católico também foram contemplados. Dentre as atrações, nomes do momento como padre Tony Alisson, Bruna Karla, Leandro Borges, Authentic Jesus, André Valadão e o carismático padre Antônio Maria.
Quem curte brega e carimbó, vai matar as saudades dos sucessos de Odair José com o “Eu vou tirar você desse lugar”, além de Pinduca e Lia Sophia, arrebentando no rimo paraense.
O evento terá rock com a banda Scalene, Bárbara Eugênia, rap com Tasha e Traice, além de programação especial para as crianças ao som de The Voice Kids, Munda Bita, Teatro Nib e Art Trio. Para os mais clássicos, a Orquestra Filarmônica do Amazonas vai encantar o público.
O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira, reforçou a participação dos mais diversos seguimentos artísticos.
“Essa é uma determinação do prefeito David Almeida, por meio das intervenções no Centro Histórico dos artistas do hip-hop, dança, teatro, circo, artes visuais, audiovisual, cinema, literatura, gastronomia e muito, muito mais. O projeto pretende, além de alavancar a carreira musical de artistas locais na cena nacional, também marcar a abertura das portas da cidade para a temporada de cruzeiros, que recebe, a partir de outubro, quase 20 navios estrangeiros”, comenta.
Para comportar a grandiosidade do evento, o festival terá como âncora o palco Tucupi. O local tem vista para as margens do rio Negro e mais de 43 mil metros para os artistas nacionais e a atração internacional Double You. Os palcos ‘Coreto’, ‘Caboquinho’ e ‘Cultura Urbana’.
A novidade é que o local contará com pista de skate, escalada, roda-gigante, tirolesa e outros atrativos.
IMPORTANTE: O ‘Sou Manaus – Passo a Paço 2022’ terá entrada gratuita, mas é obrigatória a apresentação da carteirinha de vacinação contra a Covid -19 com, pelo menos, duas doses ou dose única. Outras atrações ainda devem ser anunciadas pelo prefeito David Almeida, considerando as próximas parcerias a serem fechadas.