A Localiza realizou no último mês de junho um estudo com 1.600 pessoas sobre dados e tendências de viagens em 2021/22.
Por meio do relatório ” Tendências de Mobilidade e Viagem no Brasil” , a pesquisa reuniu informações sobre os hábitos de deslocamento dos brasileiros, os motivos que os levam a escolher entre um modal e outro, o papel do carro no contexto do país, um olhar sobre o transporte empresarial, além de um recorte sobre os destinos e viagens que devem impactar a retomada do turismo de lazer e de negócios.
Ao longo da pandemia, o carro ganhou relevância no quesito mobilidade por ser um meio de transporte mais seguro, sem aglomeração e que possibilitava deslocamentos até destinos mais próximos.
Entre os ouvidos no relatório, 69% deles disseram ter carro próprio , 21% nunca tiveram e 10% optaram por vender. Entre os principais motivos que levaram à venda, estão: redução de custos (65%), falta de uso (26%) e cenário pandêmico (25%).
Para mais da metade dos respondentes, 66,2%, o carro próprio continua sendo o principal meio de transporte , seguido pelo de aplicativo (57,1%), o ônibus (44,8%), a moto (25,3%) e a bicicleta (20,6%). O carro alugado aparece na oitava posição, indicado por 16,9% dos participantes.
Ainda conforme a pesquisa da Localiza, carro alugado é opção primordial para lazer (48%), mas também aparece como escolha para viagens de pequenas distâncias a lazer (38%) e de grandes distâncias a trabalho (32,8%). A escolha por um meio de transporte segue, principalmente, os critérios de preço (39,6%), segurança (39,5%), conforto (33,6%) e agilidade (26,4%).
As viagens para os brasileiros
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A dobradinha lazer e trabalho são os principais motivos de viagens de 59% dos entrevistados. Apenas 7% dos participantes revelaram viajar somente a trabalho e 34% disseram que só a lazer.
Entre aqueles que fazem viagens a lazer , 27,9% afirmaram que essas costumam durar de 2 a 3 dias, enquanto 20,6% disseram ficar fora por 4 a 5 dias e, 18,1%, por 6 a 10 dias. Já a trabalho, quase metade dos participantes (46,4%) afirmam que a viagem é realizada com ida e volta no mesmo dia.
Em 2021, o estado de São Paulo foi o destino de lazer escolhido por 22,5% dos participantes, seguido por Santa Catarina (21,1%), Rio de Janeiro (20,4%), Bahia 18,8%) e Minas Gerais (16,7%).
Nas viagens corporativas , o levantamento mostra que São Paulo também é o principal destino, aparecendo nas respostas de 37,2% dos entrevistados, seguido por Rio de Janeiro (23%), Distrito Federal (17,9%) e Minas Gerais (17,3%).
Em 2022, há previsão de aumento significativo na intenção de viagens a lazer. Enquanto em 2020 e 2021 os percentuais de pessoas que afirmaram ter viajado – ou ainda terem intenção de viajar – foram de 69% e 71% respectivamente, em 2022, esse valor sobe para 90%.
A trabalho, a intenção de viagem para o próximo ano também apresenta alto crescimento – 13 p.p. em comparação com 2021, alcançando o percentual de 67%.
A pesquisa foi realizada em junho de 2021 via painel online de respondentes de consultoria especializada em pesquisas e contou com a participação de 1.600 pessoas de todo o país.