Foto:divulgação/MPAM

As 185 pacientes que estavam no Instituto da Mulher Dona Lindu, no bairro Adrianópolis, na última sexta-feira (27) receberam kits de higiene e material de divulgação da Ouvidoria das Mulheres (OM) do Ministério Público do Amazonas (MPAM). Os kits, compostos por sabonete, xampu, condicionador, um frasco de Leite de Rosas e escova de dentes em uma necessaire, levam também informações sobre as várias formas de violência contra a mulher, o trabalho da OM e seus canais de recebimento de denúncias. A ação rendeu um convite à Ouvidora das Mulheres para participar da programação do Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, no Dona Lindu.

“Tivemos uma receptividade muito grande, tanto das pacientes como também dos profissionais e da direção, que ficaram muito interessados em mais esse canal de proteção da mulher. Fizemos a divulgação de nossos canais e também uma breve explicação dos tipos de violência que uma mulher pode sofrer. Vamos trazer panfletos para que elas deem continuidade a essa divulgação, já que aqui chegam muitos casos de mulheres que sofreram violência, inclusive estupro”, disse a Ouvidora-Geral do MPAM, Procuradora de Justiça Jussara Maria Pordeus e Silva.

A Diretora Geral do Instituto da Mulher Dona Lindu, a enfermeira Dalzira Pimentel, relatou que, rotineiramente, pacientes vítimas de violência, muitas vezes praticada pelos próprios companheiros, pais de seus filhos, são identificadas por profissionais de saúde e reportadas a entidades da rede de proteção à mulher.

“Como nós trabalhamos, basicamente, com mulheres, sempre estamos muito atentos a possíveis violências que a mulher possa estar sofrendo. Uma vez que há uma rede que protege a mulher, buscamos essa rede para os direitos dela sejam respeitadas. Ter mais um órgão de ouvidoria que busca esse cuidado, para nós, é muito significativo”, disse a Diretora Geral do Instituto da Mulher Dona Lindu, a enfermeira Dalzira Pimentel.

A distribuição dos kits foi feita pela Ouvidora-Geral e pelos servidores Patrícia Costa Martins, Miscilane Gomes, Laís Araújo de Faria, Dulcilene Avelino Pedrosa e Josimar Macêdo, e pelas estagiárias Marlene Araújo e Geovana Graziela Lopes.

Sobre a Ouvidoria das Mulheres

A Ouvidoria das Mulheres foi inaugurada no dia 25 de novembro, Dia Internacional de Não Violência Contra a Mulher. O órgão é um canal especializado para incrementar ações de prevenção, proteção e encaminhamento para apuração de violência doméstica e todas as formas de violência contra meninas e mulheres, recebendo também manifestações dos mais variados temas.

“Recebemos denúncias sobre qualquer forma de violência contra mulheres, mas também contra crianças, idosos e qualquer grupo vulnerável, explicou a Procuradora de Justiça Jussara Pordeus.

Canais de atendimento:

Atendimento presencial (08h-14h):

Ouvidoria-Geral – Unidade Sede, Av. Cel. Teixeira, 7995 – Nova Esperança – Manaus/AM.

Ouvidoria-Geral – Unidade Aleixo, Av. André Araújo, 23 – Aleixo – Manaus/AM

E-mail: [email protected]

Formulário eletrônico de denúncia: http://denuncia.mpam.mp.br/

WhatsApp (texto) : (92) 3655-0745

com informações do MPAM*