O café é uma das bebidas mais famosas do mundo, principalmente nos tempos modernos com a maior valorização das rotinas produtivas, onde o líquido é relacionado ao ganho de energia para dias corridos de trabalho, devido à cafeína presente em sua composição.
Por tudo isso, boa parte das pessoas acaba adquirindo o hábito de tomar café todos os dias, além de aumentarem a quantidade de xícaras para muito mais do que apenas uma ou duas por dia.
Beber café todos os dias, é bom ou ruim?
Confira o que os nutricionistas falam sobre beber café todos os dias:
Contraindicações e efeitos colaterais do café
De acordo com alguns nutricionistas, o consumo de café não é tão indicado para determinado grupo de pessoas. Dentre elas, indivíduos com problemas de ansiedade, insônia e pressão alta devem evitar beber café constantemente, em muitas quantidades ou determinados horários do dia.
Além disso, beber café não é indicado para pessoas com problemas intestinais, a exemplo da síndrome do intestino irritável, ou estomacais, como gastrite.
Apesar disso, se você gostar muito da bebida, não fará mal tomar um pouco, caso você esteja atento a alguns detalhes: garantir que a bebida consumida é de origem orgânica e de boa qualidade, além de evitar usar açúcar e exagerar na quantidade de leite.
Optar pelo bom café preto, sem adicionais e em poucas quantidades.
Os benefícios de consumir a bebida
O segredo de uma boa alimentação é o consumo moderado, não sendo diferente com relação à quantidade de café ingerida por dia.
Dessa forma, ao se atentar na forma como você consome, será possível obter vários benefícios dessa bebida, além da energia extra que ela proporciona.
Dentre os benefícios de beber café moderadamente estão: auxiliar no processo de perda de peso, melhorar o funcionamento do metabolismo, ajudar no tratamento de fígado gorduroso e melhorar a cognição cerebral.
Além disso, ele é rico em antioxidantes que previnem envelhecimento precoce e doenças neurodegenerativas.