Já pensou em trocar de operadora de celular e não ter que enfrentar toda a burocracia de fornecimento de dados? Bem, pelo menos no sistema financeiro isso em breve será possível. Nesta sexta-feira (29), entra em vigor mais uma fase do Open Banking, ou Banco Aberto, que possibilita a transferência da propriedade das informações bancárias das instituições financeiras para os clientes, conferindo maior liberdade, tornando possível acessar inúmeros benefícios através do compartilhamento dos dados.
Até o momento as duas primeiras fases que envolvem troca de dados de cadastros e de transações entre as instituições, como produtos e serviços associados às contas dos clientes já foram implementadas. A partir de amanhã passa a valer a terceira, que permite o compartilhamentos de transferências pelo Pix.
Ainda ficam pendentes 6 fases do novo modelo de compartilhamento, sendo elas:
- 15 de dezembro de 2021 – Início da fase 4, com a troca de informações entre as instituições sobre os demais produtos financeiros, como câmbio, investimentos, previdência e seguros
- 15 de fevereiro de 2022 – Compartilhamento de serviços de transferências entre contas do mesmo banco e TED
- 30 de março de 2022 – Compartilhamento do envio de propostas de operações de crédito a clientes que aderirem ao open banking
- 31 de maio de 2022 – Compartilhamento de dados de clientes sobre demais operações financeiras, como câmbio, investimentos, previdência e seguros
- 30 de junho de 2022 – Compartilhamento de serviços de pagamento por boleto
- 30 de setembro de 2022 – Compartilhamento de serviços de débito em conta
Especialistas defendem que a integração entre sistemas bancários permitirá ao cliente ter mais liberdade para escolher o que mais se adequar ao seu perfil e assim estimular a competitividade no setor.
Leia Também
Para debater sobre o aumento da energia e seus impactos na inflação, o Brasil Econômico Ao Vivo desta quinta-feira (27) recebe o líder de inovação financeira na Fenasbac (Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central), Rodrigoh Henriques. A live começa às 17h no canal do YouTube do iG , pela página oficial do portal no Facebook ou pelo LinkedIn . Você pode mandar suas dúvidas pelo econ[email protected] ou pelo chat da transmissão.
Lives Brasil Econômico
Semanalmente, a redação do Brasil Econômico entrevista algum especialista para aprofundar um tema relevante do noticiário econômico. Sempre às quintas-feiras, as transmissões começam às 17h pela página do Facebook e pelo canal do iG no YouTube.