OMS declara emergência internacional por surto de ebola no Congo

ebola
O centro de tratamento de Conacri está instalado no interior do Hospital de Donka, a principal unidade pública de saúde do país, visivelmente debilitada e precária, mas ainda assim a tentar dar resposta às necessidades de saúde, Conacri, 9 de agosto de 2014. foto: Luis Fonseca/LUSA

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (17) que o surto de ebola registrado na República Democrática do Congo configura emergência em saúde pública de interesse internacional. O diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou que é hora de o mundo redobrar os esforços para conter o avanço da doença.

“Precisamos trabalhar juntos em solidariedade ao Congo para dar fim a esse surto e construir um sistema de saúde melhor”, disse. “Um trabalho extraordinário vem sendo feito há quase um ano sob as mais difíceis circunstâncias. Devemos isso a esses profissionais”, completou Ghebreyesus.

A decisão de declarar emergência internacional foi tomada após reunião do Comitê de Emergência de Regulações Internacionais de Saúde da OMS. O grupo analisou fatos recentes do surto na região, incluindo um caso confirmado de ebola em Goma, cidade congolesa de quase 2 milhões de habitantes e que fica na fronteira com Ruanda.

Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here