Atividades integram a programação do 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte com início no dia 22 de agosto
Realizado de 22 a 25 de agosto no Centro de Manaus (AM), o 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte terá uma programação artística e também formativa. Além de debates e rodas de conversa, o festival contará com duas oficinas de cinema nesta edição: uma de roteiro, com Bea Góes, roteirista de ficção para streamings como Netflix e Star+; outra sobre atuação para cinema com o ator e diretor Adanilo, que fez parte do elenco de seis longas-metragens e quatro séries, exibido em plataformas como Globoplay e Netflix, além de participar de grandes eventos como o Festival de Cannes (2023). As inscrições e todas as atividades da programação são gratuitas, e estão disponíveis no site www.festivaldonorte.com e @olhardonorte.
As inscrições para a “Oficina de atuação para cinema”, com Adanilo, serão abertas nesta segunda-feira(14), a partir das 18h (horário de Manaus), no site do festival (www.festivaldonorte.com), de forma gratuita. Só poderão se inscrever atores, se forem iniciantes é preciso ter experiência. A formação é permitida a partir dos 18 anos. As aulas serão nos dias 22 e 23/8, de 8h às 12h, no Palácio da Justiça, Centro de Manaus.
A “Oficina de atuação para cinema” consiste no estudo da presença do intérprete, antes, durante e depois de uma filmagem, focando na atuação naturalista presente na maioria dos roteiros de filmes e séries. Conta com exercícios cênicos que auxiliam na percepção e na relação do espaço-tempo em cena, além de trabalhar a criação de cenas de ficção.
Oficina de roteiro
Mestre em Audiovisual pela USP e fundadora da escola de roteiro Narratologia, a manauara Béa Góes irá ministrar a oficina “Introdução ao roteiro audiovisual de ficção”, do dia de 22 até o dia 25/8, no Teatro da Instalação. Nos quatro dias, as aulas serão das 10h às 12h. As inscrições já estão abertas no site do festival (www.festivaldonorte.com), de forma gratuita. Podem se inscrever aspirantes a roteiristas, roteiristas iniciantes, produtores e cineastas no geral. A formação é permitida a partir dos 16 anos.
A oficina de roteiro busca trazer ao aluno conhecimentos introdutórios, porém consistentes sobre narrativa de ficção: desde os conceitos aristotélicos de Mímesis até a estrutura de um seriado de ficção.
O 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte é uma realização da Artrupe Produções, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Cine Set.