26.3 C
Manaus, BR
20 de junho de 2021
Cidades

Obra do Terminal 6 tem 80% de execução e entregue em dezembro

Foto de Alex Pazuello do Arquivo Semcom

O novo terminal de passageiros do transporte público coletivo da zona Norte, o Terminal de Integração 6 (T6), em construção no bairro Lago Azul, está com 80% das obras executadas e entra em fase de acabamento. A estimativa é de que a parte estrutural esteja concluída já no fim desta semana. Paralelo a isso, o espaço recebe os preparativos para o plantio de mudas, por parte da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo. Na última terça-feira (3), o prefeito Arthur Virgílio Neto, acompanhado da primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, que preside a comissão, vistoriou a etapa final dos trabalhos.

“Para o futuro da mobilidade urbana de Manaus, essa obra é fundamental. Nós vamos terminá-la, entregá-la para o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), para que sejam definidas as linhas que vão passar por aqui e, logo depois, entregamos ao povo”, disse o prefeito, acrescentando que as demais obras de mobilidade, também em execução, serão entregues entre os meses de novembro e dezembro. “O T6 vai ser entregue ao IMMU no início de dezembro e em poucos dias mais o entregaremos à população”, garantiu Arthur.

O T6 é uma das obras mais esperadas dentro do pacote de melhorias na mobilidade urbana em andamento na cidade, porque vai melhorar a integração das pessoas que moram nas proximidades com o transporte urbano de todas as zonas. Até o momento, elas devem pegar um ônibus para outro terminal e, daí, acessar o transporte público para o Centro e outras regiões. “Todos esses locais, como o Lago Azul, Viver Melhor, Santa Etelvina, conjunto Cidadão – vão ser beneficiados. É uma resposta à altura para o crescimento desse lado da capital, que é quase uma outra cidade”, afirmou o prefeito.

Arthur Neto voltou a lembrar que obras como essa são as que dão à Prefeitura de Manaus o papel de segundo maior indutor de empregos na cidade, estimulando as contratações da construção civil e atraindo negócios para as áreas beneficiadas pela infraestrutura. “É daí que vêm os empregos e o faturamento da construção e do comércio, por exemplo. E eu tenho orgulho de dizer que Manaus, com sua organização financeira, protagoniza esse fato. A Prefeitura de Manaus e a Superintendência da Zona Franca de Manaus, a Suframa, sustentam a economia desta cidade”, afirmou.

O titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Kelton Aguiar, disse que o primeiro de tudo que se espera dessa obra é o conforto para a população, eliminando as “baldeações” em outros terminais. “A partir da entrega do T6, as pessoas não precisarão mais ir ao T3 e isso vai economizar tempo para elas”, destacou.

O novo terminal de integração fica nos cruzamentos da avenida Governador José Lindoso (conhecida como avenida das Torres) e Comendador José Cruz, possuindo mais de 23 mil metros quadrados. A obra tem coordenação da Seminf e conta com quatro plataformas de integração, dispostas de forma paralela, que servirão de apoio aos coletivos e aos passageiros, e duas entradas diferenciais, uma pela avenida das Torres e outra pelo ramal do Acará.

O T6 está incluído no pacote de obras de mobilidade, que contempla também as reformas dos Terminais de Integração 3 (Cidade Nova), 4 (Jorge Teixeira) e 5 (São José); além da construção do novo Terminal 1 (Centro). Estão inclusas ainda a reforma de 16 Estações de Embarque e Desembarque de Passageiros (Plataformas) ao longo dos corredores Constantino Nery, Torquato e Tapajós e Max Teixeira; e a construção das estações Parque das Nações, Santos Dumont e Arena.

A essas melhorias na mobilidade urbana, somam-se o complexo viário Ministro Roberto Campos (na avenida Constantino Nery, entre as ruas Pará e João Valério), já inaugurado e que contém uma estação de transferência de passageiros – a estação São Jorge -, e o complexo viário Professora Isabel Victoria, em construção na avenida Max Teixeira, na interseção dos conjuntos Manoa e Mundo Novo.  

*Com informações da Semcom

Publicações Relacionadas

Prefeitura oferta 67 vagas de emprego nesta quarta-feira

Fabiane Monteiro

Polícia Civil do Amazonas solicita colaboração da população para localizar homem que desapareceu no Cidade Nova

Lara Tavares

Casarão da Inovação Cassina ganha cor azul em homenagem ao mês do autismo

Redacao

Deixe um comentário

WhatsApp chat