É o tema da nossa reflexão de hoje.
Se você está aqui pela primeira vez, seja bem-vindo. Eu sou Nazaré Mussa, psicóloga e convido você para conhecer nosso trabalho no Instagram e YouTube, se gostar pode divulgar. Obrigada.
O que é tomada de decisão?
Como tomar decisões mais assertivas?
As decisões estão na vida pessoal, social, acadêmica e profissional. Todos os dias existem milhares de decisões que precisamos tomar, vão desde o que você come no seu almoço, como mudar de emprego, qual curso você vai fazer, o termino de um relacionamento e até decisões mais delicadas e complicadas como desligar os aparelhos de um familiar que já foi comprovado com morte cerebral. Decisões têm impactos que mudam nossas vidas do dia para a noite.
É preciso primeiramente compreender que tomada de decisão é um conjunto de fatores que levam você a escolher determinada alternativa em detrimento de outras. É um processo que ao longo de alguns dias ou até horas você faz as comparações, seleciona algumas opções, exclui outras, avalia os prós e contras e enfim, toma uma decisão.
Muitas vezes, o processo de seleção para uma tomada de decisão é mental e rápido devido à necessidade da ocasião. Em outras, o processo pode levar anos, devido às emoções, crenças envolvidas e os possíveis resultados que determinadas decisões causarão em sua vida. Entenda que o impacto emocional vai existir e que, em algumas ocasiões, tomar decisões não impedirão você de sofrer, mas evitará sofrimentos maiores no futuro. Entender também que nem tudo está em suas mãos, muitas respostas não dependem de você e aceitar que a vida é dual poderá ajudar a iluminar suas decisões. Nunca esqueça que o plantio é livre, e obrigatória a colheita. Por isso mesmo, é importante tentar enxergar o que está por trás de determinadas decisões, ou seja, sentimento de raiva, rancor, mágoa, egoísmo, orgulho ou vaidade.
Toda decisão envolverá um impacto na sua vida e na vida de outras pessoas. Diante dessa repercussão, é fundamental serem avaliadas as opções e a menor implicação destrutiva, bem como as possíveis consequências construtivas de sua decisão.
É necessário levar em consideração os seus objetivos, pois uma decisão poderá mudar sua vida e a vida de outras pessoas, direta ou indiretamente para sempre. Minimizar o maior impacto de erros e equívocos é fundamental, pois implica em decisões claras e assertivas, entretanto, decisões podem estar carregadas de emoções destrutivas, confusas e manchadas de mágoas, daí ser assertivo entender o que está por trás de suas decisões.
Aprender a olhar para dentro de você e avaliar a real situação que está causando o problema ou apenas um mal-estar que precisa ser sanado. Elaborar os possíveis motivos que geram tal situação, listar as causas e consequências são passos necessários para uma tomada de decisão.
Se possível, se aproxime de pessoas de sua confiança e questione sobre o assunto. Entender qual a situação que precisará ser resolvida é o seu primeiro passo, escutar sua voz interior, valorizar sua intuição, perceber como andam suas emoções e saber dosar entre emoção e razão é relevante para avaliar e decidir. Não tente encontrar culpados neste momento, isso só irá piorar a situação e atrasar sua decisão.
Busque encontrar o equilíbrio na hora de avaliar a situação, evite decisões precipitadas. Caso você esteja se sentindo muito pressionado e puder parar por algumas horas para se reequilibrar, faça isso. Respire fundo, acalme suas emoções, se você acredita em Deus, faça uma oração e peça sabedoria. Coisas incríveis acontecem quando a fé é verdadeira. Depois desse momento que é significativo, colete suas forças e organize suas ideias, bem como suas informações sobre o problema que precisará ser resolvido.
Novamente, é hora de respirar fundo, olhar para a frente e tomar suas decisões, pensar sobre como antes tudo estava confuso e agora, com todas as informações que você possui, é hora de colocar em prática o que precisa ser feito. Foque nos seus objetivos, no que é melhor para você, pense na responsabilidade que você deve ter por você e pelas outras pessoas. Escolha a melhor opção no seu momento, não esqueça de que você é responsável por suas escolhas e que gerará cada ação uma reação.
Você que ficou comigo até o momento, obrigada.
Um forte abraço e fique com Deus.