Nesta sexta-feira (24) dá-se início ao primeiro dia de apresentações do Festival Folclórico de Parintins. Como item 19, a galera da arquibancada participa do espetáculo. Desta forma, sua desenvoltura, animação e sincronia são critérios de avaliação pelos jurados. O teste de resistência começa desde a espera na fila, onde há quem esteja a mais de 24h guardando seu lugar.
Os portões abriram às 15h da tarde e enquanto isso os torcedores do bois aguardavam, de maneira improvisada, em bancos e cadeiras. Na Rua Marujada, fazendo curva para a direita, na Av.Nações Unidas, é montada uma tenda para proteger a galera azulada do sol de quase 40 graus. Também, na Rua Batuca, fazendo curva para a esquerda, na Rua Domingos Prestes, a tenda da galera vermelha e branca protege além do sol forte, também das chuvas inesperadas, muito características do mês de Junho.
Ansiosos pela entrada na arena, os torcedores chegaram bem cedo para não perderem a oportunidade de participar da primeira edição da festa, após dois anos em suspensão por conta do estado crítico da pandemia.
“Estou aqui desde às 8 horas da manhã, no entanto o primeiro a marcar nosso território chegou às 5 horas da madrugada.”, comentou Diohanna Souza, torcedora fiel do boi Caprichoso.
Normalmente a espera na fila não é solitária, pois é muito comum que grupos se organizem para enfrentar a fila juntos, ou mesmo para que possam revezar o lugar na fila.
“Nós estamos aqui desde ontem, na verdade, desde 2h da manhã, mas estamos revezando.”, disse Leonardo Correa, torcedor parintinense, que mora em Manaus, mas não perde nenhuma oportunidade para prestigiar seu boi.
Animados e cheios de expectativas, os torcedores falam sobre o que esperam ver na arena hoje.
“Primeiro são dois anos sem o Festival, as expectativas são as maiores possíveis. O que eu gosto no meu boi é a ousadia, a renovação, as inovações, o que encanta, o que moderniza, então espero que esse ano ele nos surpreenda em um nível inimaginável.”, declara Diohanna.
No lado vermelho as expectativas não saem perdendo e também são altas.
As expectativas de hoje é que teremos um grande espetáculo na voz de Davi Assayag junto de Márcia Siqueira e Israel Paulain. A galera, item 19, vai ser um sucesso. A expectativa é tão grande, que as pessoas estão aqui desde 24h a 48h antes do espetáculo, já começando a lotar as grandes, gigantescas, filas na entrada da galera.”, comenta Felipe Rodrigues, torcedor encarnado.
Há quem esteja vivenciando a experiência de estar na galera pela primeira vez, como a visitante Loren Maria e Maria Rita de Oliveira, que estarão do lado vermelho essa noite.
“É a primeira vez que estou vindo, já tinha visto pela TV, mas não é a mesma emoção de estar aqui em Parintins, então é uma experiência muito legal e eu pretendo vir outras vezes”, comenta a mais nova torcedora do boi Garantido, Loren Maria.
“Estou amando a experiência. É a primeira vez que venho aqui para Parintins e a energia é surreal. Acredito que o Garantido vai se apresentar muito bem e estou torcendo por isso, que ele seja campeão do Festival.”, finaliza Maria.