Manaus parou nesse domingo (17) com a visita do atual presidente dos Estados Unidos Joe Biden, mas o que impressionou mesmo foi o policiamento reforçado para um único dia. Após a visita do norte-americano, a população questionou o governo de Wilson Lima (União Brasil), sobre a segurança para os manauaras. “Para os outros, oferece o melhor, para os de casa, só migalhas”, disparou um seguidor.
Essa é a primeira vez que um presidente dos Estados Unidos vem à Amazônia, o que representa um verdadeiro marco histórico, e para este evento, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), informou que nesse domingo, 830 policiais militares estavam em atividade, além de estarem sendo usados 118 veículos policiais, 62 veículos de quatro rodas, 41 motocicletas, 9 micro-ônibus, 5 vans e uma lancha.
Nas redes sociais, ficou nítida a indignação com a falta de policiamento no cotidiano dos manauaras que vão para o trabalho, estudar ou saem de casa para resolver algo simples e precisam conviver com a insegurança e o medo constante de ser vítima de um assalto nas ruas e nos ônibus que circulam na cidade.
“Tem isso para presidente americano, para a população não tem nada”, disparou um internauta. Outros comentários destacaram: “Se tivesse essa segurança todos os dias, a nossa cidade seria um sonho” e “O amazonense, o manauara que lute por sua segurança! Que se depender do Estado está tudo entregue às baratas”.
A equipe de reportagem do portal de notícias Amazônia Press tentou contato com o Governo do Amazonas e a SSP para levar os questionamentos da população e também perguntamos quanto foi investido em Segurança Pública somente em Manaus até novembro deste ano? Somando aluguéis de viaturas, aquisição de itens essenciais e pagamento de policiais, mas até a publicação desta matéria, não obtivemos respostas.
Veja alguns dos comentários:
Assaltos em Manaus
Na semana passada, no dia 13 de novembro (última quarta-feira), quatro ônibus do transporte público de Manaus foram assaltados em uma única noite, o que acendeu um alerta para qual seria a prioridade do governo de Wilson Lima, já que a Segurança Pública se encontra a beira do caos, inclusive com pagamento de aluguel de viaturas policiais em atraso.
Nossa equipe também procurou saber o que estava acontecendo e questionamos tanto o Governo do Estado quanto a SSP-AM sobre qual será o número de policiais civis, militares, além das rondas ostensivas, nas ruas nestes últimos dois meses do ano.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) em abril deste ano, o Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial de Manaus, que permite centralizar todas as informações deste tipo de delito em um único lugar, facilitando a elaboração dos inquéritos e rapidez nas prisões.
“Além disso, desde setembro, a Secretaria reforçou as ações de policiamento em Manaus com o emprego de 1.000 alunos soldados da Polícia Militar, atuando em estágio supervisionado. Desta forma, todos os mais de 1,700 novos servidores chamados em 2023, passaram a atuar no combate à criminalidade no estado. Ainda em 2024, por determinação do governador Wilson Lima, a SSP-AM realiza estudo para o chamamento de mais profissionais para atuar na segurança pública do estado, a partir de 2025”, diz a nota.