Beleza e comportamento dependem do tempo em que estamos inseridos, para ser analisados. A beleza depende de qual contexto histórico e econômico do momento. Um exemplo? É só lembrar das mulheres de alguns séculos atrás, que não eram magras porque o padrão de beleza era medido por fatores como bons quadris para o nascimento dos filhos, pele branca que era sinônimo de estar na sombra porque não precisa trabalhar e claro, ter uma alimentação farta. Já o padrão de beleza atual é totalmente o contrário: ser magra/sarada porque pode ir à academia, comer alimentos saudáveis (que são mais caros) e ter uma pele brilhosa e até bronzeada (neste momento um bronze leve porque o sol é danoso à pele).
A definição de casal também vai mudando conforme o tempo passa e a questão do comportamento e status social. O casal antigo tinha uma dinâmica bem diferente do que temos hoje, onde a mulher era a provedora dos filhos e o marido do sustento da casa. Hoje o negócio é diferente: o que o casal decide é o certo (mesmo que muitas pessoas achem que têm o direito de opinar e se meter na vida conjugal alheia).
E se pudéssemos então fazer o perfil do casal moderno, qual seria?
Se conheceram numa festa, dormiram juntos na primeira noite e engataram um relacionamento a partir daí, com saídas e viagens com os amigos. Não pensam em se casar oficialmente, preferem viver a vida levemente. Seus perfis nas redes sociais parecem de influenciadores de viagens e lifestyle.
Tem aquele casal que namorou durante muitos anos, os pais faziam questão de um noivado, um casamento pomposo. Investiram em um apartamento de cinema, em uma cerimônia que marcou a cidade, planejaram os filhos, as viagens, as redes sociais são impecáveis, um montante de declarações.
Ainda tem os casais que têm aquele perfil mais minimalista. Preferem a qualidade de vida, a discrição, só se casam se for vontade dos dois, não para mostrar à sociedade. Guardam dinheiro para viagens com roteiros aconchegantes, com vários membros da família. Planos de saúde em dia, escola intelectual, mas moderna.
Se a gente for pensar, a vida gira em torno do que os outros querem ver. De elaborar um plano para se mostrar, uma persona. Mas no fundo não interessa o perfil do casal. Tem casal que mora em cidades diferentes por um tempo e depois conseguem ajustar tudo. Tem casal que mora junto e nada dá certo! Então a conclusão é que não tem regra, não tem fórmula mágica. Tem a vontade de estar junto e fazer dar certo, de respeitar, de buscar objetivos que respeitem os do outro. O que interessa mesmo é a química, é a vontade de ficar no relacionamento, sexo de boa qualidade, parceria para jornadas de vida, como trabalho e mudanças em geral. Ninguém segura um casal com química e objetivos alinhados!
Por Mariana Goulart