Nuvem chama atenção de moradores de SP

Nuvem

Uma nuvem em formato de arco chamou a atenção dos moradores de Campinas (SP) na tarde desta quarta-feira (27), na região do Aeroporto Internacional de Viracopos. O fenômeno foi classificado como “incomum” pela meteorologista Ana Ávila, da Unicamp.

Segundo o despachante aduaneiro Eduardo Matias, que registrou o fenômeno por volta das 16h, relata que “parecia uma onda gigante”. Durante a passagem pela região, Matias não presenciou a chuva, mas afirmou que “se deslocava rapidamente”.

O morador Luciano de Figueiredo também enviou algumas fotos à EPTV, afiliada da TV Globo, e relatou que a nuvem veio acompanhada de chuva forte.

Ávila, que é pesquisadora do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), explicou que o fenômeno está associado a tempestades e se trata de uma “nuvem prateleira ou nuvem arco”.

Esse tipo de nuvem é geralmente curvo ou semicircular e possui várias “camadas” na direção horizontal — como se fosse uma prateleira — que são formadas quando uma camada de ar mais quente se sobressai sobre uma camada de ar mais frio. Apesar da aparência apocalíptica, o evento não produz tornados ou ciclones, mas pode provocar fortes rajadas de vento.

Segundo a pesquisadora, a nuvem “marca a fronteira entre o ar frio que está descendo junto com a tempestade, com a chuva e o ar quente do ambiente”.

A assessoria de Viracopos informou que a nuvem não prejudicou o funcionamento do aeroporto, que segue normal até o momento desta publicação.

Chuva, nuvem e vento forte

A chuva que atingiu Campinas no final da tarde desta quarta (27) veio acompanhada de ventos fortes – a medição do Cepagri apontou máxima de 83,7 km/h às 17h20.

A Defesa Civil informou que a região Sul contabilizou 13mm de chuva e houve um registro de ocorrência, com a queda de uma árvore entre na Rua Francisco Xavier de Sousa Júnior, no Jardim Paineiras, sem vítimas.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here