29.5 C
Manaus, BR
7 de maio de 2021
Economia

Números de suicídios crescem em Manaus

De acordo com os dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), de 2016 a 2018 ocorreram 628 óbitos por suicídio no Amazonas.

Três municípios lideram as ocorrências – Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga.
A depressão é uma doença que afeta o humor, gerando tristeza profunda e persistente, e afetando de forma negativa o modo como as pessoas se sentem, pensam e agem.

Ela causa tanto sintomas psicológicos quanto físicos, que nem sempre são facilmente reconhecidos.

A Ponte Rio Negro, oficialmente Ponte Jornalista Phelippe Daou, é uma ponte estaiada que atravessa o Rio Negro, no estado brasileiro do Amazonas.

É a ponte mais alta do Brasil com 185 metros de altura em seu mastro central. Ela conecta os municípios de Manaus e Iranduba, fazendo parte da rodovia Manoel Urbano.
A ponte que é um cartão postal da Cidade de Manaus tornou-se o lugar que as pessoas com depressão procuram para tirar a vida.

Fontes não oficiais apontam que desde a sua inauguração em 2012, o local já teve mais de 50 suicídios, porém o número exato de pessoas que pularam da ponte é desconhecido.

Por hora também vemos o número de suicídio por meio de policiais aumentar drasticamente. A violência a que os policiais estão permanentemente expostos tem efeitos psicológicos graves. Em 2018, 104 policiais cometeram suicídio, número maior do que o de policias mortos durante o horário de trabalho (87 casos) em confronto com o crime.

Na data de hoje, 7 de novembro, Geovane Souza Lima, 34, Cabo da Polícia Militar, foi encontrado enforcado no meio da mata, próximo ao condomínio onde morava no bairro Santa Etelvina.
De um lado, o policial não pede ajuda para evitar ser visto como o fraco. Em alguns lugares, quem se afasta para se tratar tem até perda salarial. Do outro, a maioria dos estados não tem um corpo de psicólogos e psiquiatras para cuidar dos policiais.
Um fator importante e que pode ajudar a quem sofre com a doença, é a família identificar e buscar ajuda através de psiquiatras e psicólogos.
Muita gente acredita que a ajuda psicológica não é uma necessidade ou que só deve ser utilizadas em casos extremos. Na verdade, todos devem ter a assistência de um profissional da área para ter uma saúde mental satisfatória. Conversar com um psicólogo ajuda você a lidar com um sofrimento emocional que incomoda, quase a ponto de se tornar insuportável.

Conheça O CVV  (Centro de Valorização da Vida)

O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone DISQUE 188.

Publicações Relacionadas

Bolsonaro publica decreto que autoriza retorno de cultos em igrejas

Redacao

TCE alerta ao Governo e às prefeituras sobre transparência de dados

Fabiane Monteiro

Olivia Newton e John Travolta usam figurino de Grease 41 anos depois

Redacao

Deixe um comentário

WhatsApp chat