A Prefeitura de Manaus iniciou, nesta segunda-feira, 17/7, o Curso Introdutório para Novos Servidores da Estratégia Saúde da Família (ESF), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O evento, que será concluído na sexta-feira, 21/7, tem como público os 64 novos servidores que irão atuar na promoção à saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças e agravos e busca ativa nos territórios assistidos pelas unidades de saúde da Rede de Atenção Primária.
A programação, desenvolvida por meio da Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), está acontecendo no Centro Universitário do Norte (Uninorte), na avenida Djalma Batista, no bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus.
Os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões-dentistas e auxiliares odontológicos da ESF estão conhecendo a missão, visão, valores da pasta municipal e assistindo a exposições de painéis temáticos sobre a atenção primária e vigilância em saúde, os processos de trabalho na ESF, o monitoramento e avaliação da Atenção Primária à Saúde e a educação como estratégia para fortalecimento do Sistema único de Saúde (SUS).
Segundo a subsecretária municipal de Gestão da Saúde, em exercício, Aldeniza Araújo, a programação foi elaborada com o objetivo de permitir que os novos servidores conheçam as diretrizes, a estrutura organizacional e as perspectivas da gestão municipal.
“Nosso propósito com essa programação, que também é um evento de acolhimento, é que os novos servidores que vão trabalhar na Estratégia Saúde da Família, percebam o quanto o seu papel é importante, uma vez que irão atuar na porta de entrada do SUS, onde o cuidado com a saúde começa. E o compromisso do prefeito David Almeida é que esse cuidado seja aprimorado para que a população tenha qualidade de vida”, assinalou.
Para o médico José Rodrigues, o curso introdutório está sendo importante para que os novos servidores conheçam o organograma, os fluxos de trabalho, a rotina e a dinâmica da ESF.
“Essa atividade é muito importante para que a gente esclareça as nossas dúvidas. É muito importante porque a gente tem a oportunidade de conhecer os processos de doença e saúde de uma forma abrangente como é a Estratégia Saúde da Família, perceber a importância do contato com as famílias. Está sendo muito gratificante”, reforçou.
A Estratégia Saúde da Família, cujas equipes multiprofissionais são formadas por médicos, enfermeiros, agentes comunitários, dentistas e outros profissionais, é orientada para que o atendimento na atenção básica de saúde seja qualificado e resolutivo de modo a reduzir custos e aumentar a efetividade das ações de saúde.
— — —
Texto – Tânia Brandão / Semsa