A formação de um novo ciclone extratropical pode causar estragos no Rio Grande do Sul nos próximos dias, de acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil gaúcha nesta quarta-feira (5).
O fenômeno meteorológico pode trazer chuvas de forte intensidade, com volumes que variam entre 40 e 60 mm, e ventos de até 90 km/h nas regiões leste e nordeste do estado neste sábado (9).
Nesta quarta, o tempo firme predomina em todo o Rio Grande do Sul, e a temperatura máxima deve ser de 28 °C entre o centro, oeste e noroeste gaúcho. Já na campanha e no sul do estado, a passagem de uma frente fria pelo oceano deve trazer pancadas de chuva sobre as regiões.
Durante a quinta-feira (6), as chuvas avançam com intensidade moderada e forte, junto a trovoadas sobre a campanha, o centro e o sul do estado.
Nesta sexta-feira (7), está previsto uma intensificação dessas instabilidades, podendo causar transtornos relacionais aos volumes de chuva acumulados e aos temporais.
Com o afastamento do ciclone, o tempo firme e as temperaturas baixas devem voltar a predominar a partir deste domingo (9).
Também em nota, a Defesa Civil de Santa Catarina informou que monitora a situação da formação do ciclone na costa gaúcha.
“Para Santa Catarina, o que os modelos meteorológicos apontam até o momento, é que devemos ter uma frente fria atuando entre a noite de sexta-feira e o sábado, trazendo pancadas de chuva e temporais isolados para o nosso estado”, diz o comunicado.
Em junho, a passagem de outro ciclone deixou 16 mortos e mais de 5.000 desabrigados, segundo a Defesa Civil gaúcha.
Fonte: CNN BRASIL.