A promotora de vendas Jéssica Medeiros mora na ilha de Outeiro e precisa se deslocar para Belém pelo menos seis vezes na semana para trabalhar. A rapidez com que o Governo do Estado tomou providências para criar alternativas que garantissem uma travessia segura para a população que necessita se deslocar entre Outeiro-Icoaraci-Belém foi essencial, segundo Jéssica, para melhorar o serviço ofertado aos paraenses.

A promotora de vendas Jéssica Medeiros conta que travessia ficou mais tranquila com as medidas adotas pelo Governo“Na Brasília, em Outeiro, tem balsas e catamarãs disponibilizados para amenizar os nossos problemas. Estão investindo na instalação de tendas, que nos dão cobertura do sol e da chuva. Me sinto muito mais segura com a presença da polícia porque essa área de embarque e desembarque era muito deserta. Graças a Deus, tem melhorado mais e mais o nosso deslocamento enquanto a ponte está em obras”, ressalta a promotora de vendas.

Novas medidas, como a ampliação das áreas de tendas na Sétima Rua, em Icoaraci, e na Brasília, estão sendo feitas em Outeiro para a espera de embarque, com capacidade para mil pessoas, além, segundo Adler Silveira, titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), da instalação de novos banheiros químicos e grades de proteção estão entre as melhorias proporcionadas pelo Governo desde a última segunda-feira (8).

A professora aposentada Maria José Cruz diz que a instalação de tendas e a oferta de transporte alternativo veio facilitar a travessiaA professora aposentada Maria José Cruz, que é moradora de Outeiro, aprovou as novas medidas. “A instalação das tendas é excelente, além dos transportes alternativos que estão sendo oferecidos, porque aqui tem muitas crianças e idosos que precisam fazer a travessia, e assim podem ficar protegidos na área de embarque contra o sol e chuva. Esse olhar cuidadoso com a gente é muito necessário”, afirma.  

Para melhorar o atendimento à população, o Estado também vai aumentar o número de viagens das embarcações que já fazem o trecho Outeiro-Belém, e disponibilizar um flutuante para ser colocado no trapiche de Icoaraci, para garantir o atraque de novas embarcações. 

Coronel Juniso é comandante do Comando de Policiamento da Capital e explica que atuação da PM se estende em duas frentes, em Outeiro e IcoaraciA ampliação do número de embarcações, da oferta de viagens entre os distritos e do efetivo policial nas áreas de embarque e desembarque em Icoaraci e Outeiro são estratégias do Governo que também já estão sendo executadas. “Mais um catamarã passa a fazer a travessia entre Outeiro e Icoaraci, o que reduz o tempo de espera e as filas, garantindo mais agilidade dos transportes e atendendo mais pessoas. Além de um novo flutuante coberto em Icoaraci, para ampliar o espaço de embarque e desembarque, que é muito importante”, explica José Bento Gouveia, diretor técnico-operacional do Detran. 

O coronel Juniso Honorato e Silva, responsável pelo Comando de Policiamento da Capital, explicou que a atuação da Polícia Militar do Pará se dá em duas frentes, em Outeiro e em Icoaraci. “Nós aumentamos o efetivo, especialmente, no período das 5h até às 11h, que é a saída do fluxo de Outeiro e também no retorno, de 16h às 23h. Não registramos nenhuma ocorrência de agressão, furto ou roubo na área. Além de garantir a segurança da população, atuamos também no controle do trânsito e apoio a outros órgãos, 24h por dia”, diz.

Fonte: Governo PA