A primeira mulher designada para trabalhar na nova estação espacial da China estará a bordo da espaçonave Shenzhou-13, que decolará no início do sábado (16), horário local – início da tarde da sexta-feira, no horário de Brasília –, no que deve ser um marco para as astronautas e o programa espacial em rápida expansão do país.

Wang Yaping, 41, faz parte de uma equipe de três membros que se dirige para a estação espacial Tiangong – ou Heavenly Palace (Palácio Celeste, em tradução livre) – onde se espera que ela se torne a primeira mulher chinesa a conduzir uma caminhada no espaço.

Astronautas se preparam para viagem até a nova estação espacial chinesa, em 15/10/2021 / REUTER

O objetivo da China de concluir a estação e tê-la totalmente equipada até dezembro de 2022 é uma meta ambiciosa, mas parece estar no caminho certo.

No mês passado, três outros astronautas chineses completaram com sucesso uma estadia de três meses a bordo, durante a qual trabalharam no módulo central da estação e conduziram duas caminhadas espaciais para instalar equipamentos.

Desta vez, a equipe de Wang ficará por 183 dias – o período mais longo de astronautas chineses no espaço. Ela será acompanhada pelo comandante da missão Zhai Zhigang, 55, e Ye Guangfu, 41.

A espaçonave está programada para decolar do deserto de Gobi, no noroeste da China, às 12h23, horário de Pequim, no sábado, disse o Programa Espacial Tripulado da China na quinta-feira.

Os preparativos para sua estada estão sendo feitos há muito tempo. No mês passado, um navio de carga entregou 6 toneladas métricas de alimentos, água, garrafas de oxigênio, trajes espaciais e outras necessidades para a estação.

Será a segunda missão espacial de Wang. Major da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo Chinês e pilota de avião de transporte, ela foi recrutada como aspirante a astronauta em 2010.

Em 2013, ela passou 15 dias em órbita com a missão Shenzhou-10. Em um módulo experimental da estação espacial, ela deu uma palestra de ciências para 60 milhões de estudantes em toda a China – mostrando a tensão superficial de líquidos no espaço, conduzindo movimentos de kung fu e respondendo a perguntas.

Em entrevista à CNN em 2015, Wang contou o primeiro momento em que olhou para a Terra do espaço.

Fonte: CNN Brasil

Foto: Getty Images