Com o intuito principal de reunir toda a comunidade acadêmica em torno da Amazônia, frisando a necessidade de estabelecer políticas públicas de sustentabilidade e de defesa do solo amazônico, acontece nesta quarta-feira (25) a abertura da 10º edição da Bienal da União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM) e Pré-Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Considerado o maior festival voltado para os estudantes do Amazonas, o evento traz como tema este ano: “Amazônia: Um encontro de rios e histórias”. A abertura ocorre a partir das 18h, no teatro na unidade 6 do Centro Universitário do Norte (UniNorte), localizado na avenida Joaquim Nabuco, 1365, no Centro de Manaus.
Por ser a primeira edição da Bienal pós o período mais delicado da pandemia do Covid-19 – em que uma grande quantidade de professores e estudantes foram afetados – o evento também é uma forma de resistência dos estudantes universitários do Amazonas. A Bienal ainda terá como atração musical a cantora Márcia Siqueira.
A cerimônia contará com a presença dos reitores e pró-reitores Profª Fabiane Ferreira de Almeida, da UniNorte; Prof. Doutor Sylvio Mário Puga Ferreira, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Profª Maria Francisca Morais de Lima, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam); e Prof. Darlisom Sousa Ferreira, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O deputado federal Amon Mandel.
Os representantes dos movimentos estudantis que estarão presentes são: o diretor da UNE, Kallel Naveca; a presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Priscila Duarte; o vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – Amazonas (UBES/AM), Carlos Eduardo Ramos; e o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UEA), João Paulo Queiroz.
De acordo com a presidenta da UEE – AM, Raiane Alencar, o tema da Bienal este ano segue a proposta da UNE em levar para o Brasil, o Amazonas e a cultura dos bois-bumbás de Parintins.
“Nós também decidimos fazer o evento mais regionalizado, tocando as nossas raízes, um encontro de rios e histórias que assim como o nosso encontro das aguas, os estudantes amazonenses de forma mais diversas possíveis vão se encontrar e reunir pra construir a Bienal”, explicou.
A Bienal da UNE ocorrerá entre os dias 2 a 5 de fevereiro, no Rio de Janeiro e irá homenagear os bois de Parintins e contará com a participação de artistas e estudantes de todo o Brasil e, pela primeira vez terá a realização da 1ª edição Batalha da Nação – ‘BDN’ que vai reunir MCs e elementos da Cultura Hip Hop. Aqui no Amazonas, a seleção está prevista para dia 28/01.
Confira a programação:
25/01 – Abertura (1º dia)
A partir das 18h, Teatro Uninorte – Avenida Joaquim Nabuco,1365 – Centro (Unidade 6)
Atrações Confirmadas: Márcia Siqueira;
26/01 – (2º dia)
A partir das 17h, ESAT/UEA – AV. Leonardo Malcher, 1728 – Praça 14 de Janeiro
Mostras integradas:
Co-Liga Escola Digital da Economia Criativa – Vitor Rocha;
Apresentação Artística com Processo Natimorto “Exercício de Abaporutação” – Dimas Mendonça;
Pirofagia ‘Truque com fogo’ – José Arenas;
Teatro em Formas Animadas ‘Lambe Lambe’ – Vitória Silva;
SLAM – MC Barb;
DJ Magga Rocha;
Intervenção ‘Ballroom’ House Matagal – Simas Zion e Dj Skrinkle;
Stand de Turismo – Vinicius Brito;
Stand de Tranças Criativas – Livia Cruz.
27/01 – (3º dia)
A partir das 15h no Centro de Convivência (CDC) – UFAM, Av. Octávio Hamilton Botelho Mourão, 3587 – 3373 – Coroado
Mostras Integradas:
Poesia Maldita;
Maracatu Eco de Sapopema;
Liu Cabano;
MC Menor Block;
Além Solórzano;
Leandro Afrocaboquice;
Poc Índia;
MC Barb;
DJ Magga Rocha;
Exposição de Pintura;
Exposição de Cerâmica;
Game Just Dance;
Oficina de Colagem.
28/01 – Seletiva Estadual Batalha da Nação ‘BDN’
A partir das 17h, Praça Desembargador Paulo Jacob.
com informações da assessoria*