Edson  e  Lenir – Igreja Batista Bíblica de de Flores – Uma Igreja de Poder !!! – MANAUS – AM
2 Coríntios 5 : 17
“Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo”.
A primeira coisa que acontece quando adquirimos algum entendimento, é que nos deparamos com a necessidade de mudar. Dificilmente, ou quase nunca estamos 100% satisfeitos com o que somos, e com o que temos. Normalmente, esta insatisfação ou esta necessidade de mudanças ocorre fruto da percepção de que ainda podemos melhorar.
Se isso já ocorre naturalmente conosco, imagine com aquelas pessoas que realmente precisam de mudanças?
O que você gostaria que mudasse em sua vida ? O você acha que poderia mudar em você mesmo ? Talvez a aparência, a altura, a beleza, o jeito do cabelo, o timbre da voz. Muitas coisas são de fácil mudança. Você pode usar uma maquiagem para melhorar a aparência; saltos, para aumentar a altura; frisar, fazer escova permanente, banho de lua, para modificar os cabelos. Outras coisas são mais difíceis, pois muitas delas envolvem a nossa personalidade, nosso caráter e os nossos sentimentos. E isso, às vezes, além de aumentar a nossa insatisfação, nos trás um estresse emocional e vivemos com uma horrível sensação de sermos derrotados por nós mesmos.
Por que não conseguimos mudar ? Queremos mudar e queremos muito, mas não sabemos como; e se sabemos, não temos forças. Quando olhamos para a nossa própria história, fazemos um triste balanço de obras inacabadas. Isto nos derrota. Começamos um curso, não terminamos. Vamos ao médico , compramos a medicação, mas interrompemos o tratamento. Matriculamo-nos em academias, mas desistimos. Iniciamos um regime, mas ficamos no início. O jejum que votamos fazer por três dias, não resiste ao primeiro roncar da barriga. Temos que parar o programa de leitura da Bíblia em um ano, por conta do último capítulo da novela. Uns, inclusive, com conseqüências drásticas, por que não conseguem levar a diante o casamento; não terminam de pagar o carnê e o chamado de Deus para o ministério deixa de ser uma convicção, toma ares de dúvida : será que Deus me chamou mesmo ? E terminam com incredulidade: que chamado ?
Você quer realmente mudar ? O poder da ressurreição está à disposição para mudar sua vida.
Para que esta mudança venha a se manifestar, precisamos entender o que realmente significa “o poder da ressurreição.”
Em Efésios 2, a partir do verso 4, lemos o seguinte:
“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, – pela graça sois salvos -, e juntamente com Ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus . Pois somos feitura Dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.
Esta passagem tem dois momentos distintos e interessantes: O primeiro momento retrata com fidelidade o que realmente somos, ou melhor, como realmente nos sentimos. Fracassados, defeituosos e ansiosos por mudanças, que humanamente pensando, não vão chegar nunca. Estamos mortos ! Literalmente mortos ! O viver é definido como uma viagem, que não sabemos de onde saímos, para onde vamos, o que estamos fazendo e o que faremos. Nascemos, crescemos, respiramos e a única certeza que temos, segundo os filósofos das tabernas, é que morreremos.
A vida é um fardo, uma obrigação. Somos obrigados a estudar, a trabalhar, a casar, a frequentar igrejas. Estas são as obrigações naturais. Ainda por cima ter as obrigações impostas: Somos obrigados a andar vestidos; obrigados a usar cinto de segurança, a pagar IPTU, somos obrigados a votar e votando sentimos que estamos exercitando a cidadania, e a pior das obrigações: somos obrigados a ficar quietos, sem poder ao menos denunciar aqueles, nos quais votamos para nos roubar, muitos dos quais, “irmãos” nossos. Como diria Boris Casoi, âncora de telejornais: Isto é uma V E R G O N H A !!!
O segundo momento, já estamos assentados nos lugares celestiais, em Cristo Jesus. Que tristeza quando não entendemos isso ! Que tristeza quando não entendemos que somos feitura Dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras ! Quando não entendemos isso, perdemos, ou pior, desprezamos o título de “Coroa da Criação”, e começamos a nos ver como bonecos nas mãos de um Deus mal; como um inseto capturado por um gato. O gato captura o inseto e começa a “brincar” com ele até quando ele já não tem forças suficientes para reagir. Então, o gato o come ou simplesmente o abandona à sua própria sorte.
Quantas vezes já nos sentimos abandonados por Deus?. Quantas vezes já nos sentimos desprezados por Deus ? Quantas vezes nos sentimos castigados por Deus ? Quantas vezes já amaldiçoamos o dia em que nascemos, como Jó o fez ? Mas Deus, que é rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos ama, nos dá vida, nos ressuscita e nos faz assentar em lugares celestiais em Cristo Jesus.
Eu arriscaria dizer que Deus não quer mudar ninguém. Mas se você quer mudanças, então Deus tem a receita. Aí eu volto ao versículo de abertura deste sermão que diz;
” Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é.” Este versículo traz em seu bojo um julgamento, um juízo e também uma sentença, que só não é mais implacável e cruel visto que é complementado por Efésios 2 : 4 : Mas Deus, que é rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos nos nossos delitos e pecados, nos deu vida, nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.”
É condicional. Se alguém esta em Cristo. Se… É também sentencial. Se não está…
Agora, se você acha que precisa mudar e quer mudar, já sabemos o caminho: precisamos estar em Cristo.
Mas existe um perigo. Ninguém pode impedi-lo de alcançar as mudanças desejadas, nem mesmo o maligno. Somente você tem a chave para esta mudança. A única coisa que você não pode fazer é deixar para depois. Tudo tem que começar por um exercício sério de disciplina. Comece a valorizar o tempo. Não chegue atrasado para os compromissos, para os encontros , para os cultos. Tem um ditado popular que diz: não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Se você acha que precisa organizar a sua vida, então comece hoje.
Nunca me esqueço um sermão da Missionária Edméia Wyllians, em 1994, quando ela falou sobre Êxodo capítulo 8. Deus mandou Moisés falar a Faraó dizendo para que ele deixasse o povo ir das terras do Egito. Se Faraó recusasse a obedecer ao Senhor, Ele castigaria com rãs todo o seu território. As rãs entrariam nas casas, nos quartos das casas e até sobre os leitos. Assim sucedeu. As rãs invadiram as cidades, as casas, os quartos, até sobre os leitos. Faraó chamou a Moisés e Arão e lhes disse: Rogai ao Senhor que tire as rãs de mim e do meu povo. Falou Moisés a Faraó: Quando é que vou rogar por ti, para que as rãs sejam retiradas ? Faraó respondeu: Amanhã. Muitos de nós agimos assim. Por mais incômoda que seja a situação; por mais insuportável que seja a situação; por mais nojenta que seja a situação, sempre deixamos para amanhã.
É bom que se note que a Bíblia não diz: Portanto aquele que está em Cristo nova criatura será. Ela diz: nova criatura é.
Por último quero fazer uma advertência: Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação ? Hebreus 2 : 3.