29 C
Manaus, BR
23 de janeiro de 2021
Cidades

No Amazonas, Justiça Estadual pauta mais de 5.900 audiências processuais para a Semana Nacional da Conciliação

Semana Nacional da Conciliação

A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM) informou que 5.903 processos já constam na pauta do mutirão de audiências da Semana Nacional da Conciliação (SNC), que neste ano ocorre no período de 30 de novembro a 4 de dezembro.

O número corresponde à quantidade de processos pautados pelas unidades judiciárias da capital e do interior do Amazonas até a primeira quinzena deste mês de novembro, no entanto, o número ainda pode ser ampliado com a inclusão de novos processos com potencial conciliatório.

Chegando à XV edição e tendo como tema “Conciliação: menos conflito, mais resultado” a SNC é uma mobilização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sendo um esforço concentrado dos Tribunais de Justiça (Estaduais, do Trabalho e Federais) para motivar a realização de acordos por partes processuais interessadas na resolução de litígios.

No Amazonas, a SNC é coordenada pela Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ-AM) que, prezando pela saúde das partes processuais e também dos magistrados, servidores e estagiários da Justiça Estadual, assim como a dos operadores do Direito e membros do sistema judiciário, optou por realizar as audiências, preferencialmente, por meio virtual, seguindo todos os protocolos sanitários exigidos pelas autoridades de Saúde para prevenir o contágio pela covid-19.

Todas as diretrizes da Semana Nacional da Conciliação no Amazonas constam na Portaria 245/2020-CGJ-AM, assinada pela corregedora-geral de Justiça, desembargadora Nélia Caminha.

De acordo com a magistrada, no período do mutirão – de 30 de novembro a 4 de dezembro – o Judiciário Estadual atuará além do horário de expediente, com as audiências ocorrendo das 8h às 16h30. “A partir da mobilização conduzida pelo CNJ, o Poder Judiciário do Estado do Amazonas mobilizou um número expressivo de servidores, magistrados e estagiários, que atuarão no evento, intermediando conciliações e prestando a devida orientação às partes processuais. Prezando pelos protocolos de saúde e pelo atendimento célere, esperamos realizar um trabalho exitoso e contribuir com a resolução dos litígios pautados”, afirmou a desembargadora Nélia Caminha.

Para potencializar o trabalho e a realização das mais de 5.900 audiências pautadas, o Tribunal de Justiça do Amazonas disponibilizará aos servidores, magistrados e estagiários envolvidos no semana temática, a ferramenta Google Workspace, que concentra tecnologia para a realização de videoconferências, armazenamento em nuvem e outros implementos para favorecer a prestação jurisdicional. A mesma tecnologia será utilizada pelo Judiciário Estadual em suas atividades posteriores à Semana Nacional da Conciliação.

Foto: Raphael Alves

Com informações da Assessoria*

Publicações Relacionadas

Mirtes Salles lança Agosto Lilás na CMM nesta segunda-feira

Luciana Silva

Mãe desenha coração na mão da filha para ela beijar quando sentir saudade

Victória Cavalcante

Prefeitura amplia melhorias em mobilidade com início da reforma do T4

Fabiane Monteiro

Deixe um comentário

WhatsApp chat