A NASA confirmou que a missão DART – Double Asteroid Redirection Test (Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo), foi um sucesso. O projeto enviou uma nave espacial na noite da última segunda (26) para colidir com um asteróide para mudar seu curso.
O alvo foi o Dimorphos, asteroide escolhido por não representar nenhum perigo à Terra. Porém, foi um passo importante para pôr à prova uma tecnologia capaz de defender o planeta de possíveis danos causados por corpos celestes.
Você pode conferir o momento da colisão no vídeo abaixo, registrado pela câmera DRACO (Didymos Reconnaissance and Asteroid Camera for Optical Navigation). Confira:
A NASA explicou que o vídeo é 10x mais rápido do que a realidade, com exceção das últimas seis imagens, transmitidas na taxa que o DART transmitiu. A foto final, que parece incompleta, foi tirada um segundo antes do impacto, a seis quilômetros do asteroide.
Além das gravações reveladas ela NASA, a colisão entre DART e Dimorphos também foi observada em por outros ângulos graças a telescópios da ATLAS e da SAAO. Confira as imagens abaixo:
Essa matéria pertence ao Jovem Nerd