O pediatra Daniel Becker (@pediatriaintegralbr), do Rio de Janeiro (RJ), comoveu as redes sociais nesta terça-feira (28) ao compartilhar um texto em que chama atenção para a exaustão e a solidão de mães que não têm rede de apoio.
Acompanhado de um vídeo que mostra uma mãe de dois bebês acordando diversas vezes durante a madrugada para dar atenção aos pequenos, o post recebeu mais de 8 mil comentários, principalmente de mulheres que se identificaram com a situação.
Em entrevista à CRESCER, Becker afirmou ter ficado feliz com a repercussão da postagem. “Essa reação tão significativa mostra o quanto é invisível na sociedade a questão do sofrimento, do isolamento, da exaustão, da falta da rede de apoio, da privação de sono que muitas mulheres encaram durante maternidade”, disse.
Apego, resiliência e invisibilidade foram outros temas levantados pelo médico no post motivado pelas cenas da mãe sem conseguir descansar plenamente durante a noite: “Quando encontrei esse vídeo, ele me comoveu na hora porque vejo isso no dia a dia no consultório. Pensei imediatamente em uma mãe solo, sem um companheiro ou companheira, sem ajuda de ninguém, tendo que trabalhar no dia seguinte exausta depois de uma noite em claro cuidando das crianças. Escrevi o texto no impulso e foi algo afetivo para expressar a maneira como vejo essas mães. É clara a necessidade de políticas públicas para apoiar as mães e da solidariedade individual da família e de amigos para cuidar delas”.